6 Replies Latest reply: May 2, 2018 1:20 PM by Thiago Justen Teixeira RSS

Utilização da Função Max e Aggr no cálculo de Média de Dias

Flávio Ataídes

Olá,

Pessoal tenho uma tabela de vendas e uma tabela de dias úteis por filial, pois consideramos os calendários municipais em nossas analises.

Estou tentando montar um KPI de Média Dia que desconsidere os dias úteis por filial, quero utilizar sempre o maior valor de cada mês, ex.:  No ano de 2018 para o mês de Janeiro tenho as opções de 21, 22 e 23 dias úteis. A opção correta seria 23 dias úteis.

Para calcular a média de vendas diária de um ano especifico no grupo todo, tentei as seguintes expressões:

Sum({$<Ano={'2018'}>}[ReceitaTotal]) / Sum(Aggr(Mediun([Dias Úteis]), [Mês], [Ano]={'2018'}))

No entanto ele está considerando o maior dia útil do ano, ou seja 23, neste exemplo ele desconsidera que meu maior valor para fevereiro foi 18 dias úteis por exemplo e considera que tive 23 dias em todos os meses.

Outra opção que tentei foi:

Sum({$<Ano={'2018'}>}[ReceitaTotal]) / Sum(Aggr(Mediun([Dias Úteis]), [Mês]={"jan","fev","mar","abr","mai","jun","jul","ago","set","out","nov","dez",}, [Ano]={'2018'}))

Nesta segunda tentativa ele retornou a média dia sem qualquer valor, não teve erro de sintaxe, porém não teve retorno de valor.

Importante¹  Preciso que essa média responda aos filtros (Trimestre, mês, etc.);

Importante²  Como ficaria a Sintaxe caso eu queira filtrar uma filial? Ou seja tendo a necessidade de considerar os dias uteis de cada mês em um ano especifico para uma filial especifica para calcular a média.