5 Replies Latest reply: Aug 9, 2018 2:36 PM by Marco Otávio RSS

Modelagem Dimensional

Jamir Fonseca

Pessoal, uma dúvida de modelagem dimensional.

Tenho as tabelas multa e tipo de multa(grave, leve, etc)

Crio a tabela FATO_multa e a dimensão DM_tipo_multa

ou

Crio apenas uma tabela FATO_multa, com o campo descrição do tipo.

Essa é a dúvida, quando dimensionar e qdo duplicar(redundância)?

Obg

• Re: Modelagem Dimensional
          Marco Otávio

Eai cara blz?

Se você for fazer uma modelagem dimensional, é sempre separado. Mantenha na Fato apenas atributos referentes a Fato. Tipificadores, por exemplo, são dimensões.

Abraços.

Jamir Fonseca

Como identificar as tabelas FATO? por exemplo, uma data(dd/mm/yyyy hh:mm:ss) por tabela FATO ?

Marco Otávio

Você pode separar  em pastas diferentes na hora de armazenar.

Se você irá consultar consulta o sistema de origem e armazenar em tabelas fato, o esquema de armazenamento pode ser diverso. Tomando por exemplo uma tabela de VENDAS.

• Pode consultar sempre em D-1 e armazenar em formato YYYY-MM-DD_Vendas.qvd;
                  • Pode consultar sempre em M-1 e armazenar em formato YYYY-MM_Vendas.qvd;
                  • Pode consultar sempre em D-1 e armazenar incrementalmente o qvd;
                  • Etc.

Existem diversos mode de consultar e armazenar. Depende de como você quer trabalhar o dado.

Jamir Fonseca

Digamos que na tabela tipificadora seja subordinada a outra tipificadora? vou usar o meu caso: é para um sistema de painel de senha. Tenho a fato q é o momento q gera a senha(ft_senha), a dimensão categoria_serviço, a qual é subordinada a outra(contador). Devo juntar as duas dimensões(categoria_serviço + contador)? provocando uma redundância na dimensão ou levar para a fato as FK das duas dimensões? deixando 2 dimensões separadas.