Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Tabela com Expressão Dinâmica

Bom dia a todos,

Esses dias no trabalho me deparei com uma solicitação de um cliente que nessecita de uma modelo de tabela dinâmica, que é aparentemente simples e obvio, mas que no qlikview ainda não vi uma solução.

O cenário é o seguinte:

Tenho uma planilha dinâmica com colunas de dimenções com classificações de 1 a 7 e na expressão a descrição da classificação, a questão é que o cliente quer que a coluna  onde fique a descrição da classificação seja sempre a descrição da classificação no nivel corrente, ou seja, "Dinâmica".

Ex: Se eu estiver na classificação do nível 3 o campo de descrição traga a descrição da classificação do nível 3, se expandir para nível 4 que o mesmo campo descrição mostre sua descrição do nível 4.

O grande problema ao meu ver é que o fato de eu estar expandindo cada coluna, não tem como a expressão que traz a descrição consiga captar a expansão atual, pois o mesmo não se trata de uma seleção, pois se fosse através de seleção tinha como fazer uma análise de conjunto ou algo do tipo para a descrição ficar sendo dinâmica.

Alguém já se deparou com cituação parecida ?

modelo de planilha.png

1 Solution

Accepted Solutions
Not applicable
Author

Olá,

Seguindo a sugestão do Eduardo, você pode fazer a expressão assim.

Pick(dimensionality(), Descrição1, Descrição2, Descrição3, Descrição4)

onde o rótulo dessa expressão será Descrição, e os campos Descrição1 até Descrição4 são os campos correspondentes a descrição desejada.

Abraços.

Tonial.

View solution in original post

3 Replies
Not applicable
Author

Bom Dia,

Você pode utilizar a função "Dimensionality()" como expressão e verificar em que nivel a linha da sua tabela dinâmica esta expandida.

Possuindo este valor, você pode realizar o  tratamento desejado.

Abraços!

Not applicable
Author

Olá,

Seguindo a sugestão do Eduardo, você pode fazer a expressão assim.

Pick(dimensionality(), Descrição1, Descrição2, Descrição3, Descrição4)

onde o rótulo dessa expressão será Descrição, e os campos Descrição1 até Descrição4 são os campos correspondentes a descrição desejada.

Abraços.

Tonial.

Not applicable
Author

Bom dia,

Quero agradecer ao Eduardo e ao Fernando pela a atenção, e por ter mostrado funções que até então não conhecia, vindo a solucionar  meu problema...

Vlw, abraços..