7 Replies Latest reply: Mar 6, 2013 9:52 PM by Aderlan Rodrigues RSS

Problemas em validação de datas

pericles silva

(Obs: QVD em anexo)

Estou com um problema para validar datas de N registros de uma tabela. Preciso validar se a data do saldo está entre as datas válidas de início em fim.

Reparem que os três campos de data (%Data, dat_inic_valid e dat_fim_valid) estão de forma numérica.

Quando é feito um LOAD full são retornados 625 registos.

Reparem que esta data 40999 (31/03/2012) se encontra válida para todos os registros. A validação é dat_inic_valid <= data <= dat_fim_valid.

Segue abaixo.

ScreenShot00191.jpg

Quando é feito outro LOAD, com as validações de data, são retornados 339 registros, sendo que era para retornar 625, pois a data 40999 está válida em todos os registros.

ScreenShot00194.jpg

Poderiam me ajudar? Não sei se é problema de tipo de formato. Já testei varias vezes, de varias formas, e não obtive sucesso.

SALDO:

LOAD

%EmpresaID,

%ContaContábilID,

cod_ccusto,

ind_criter_distrib_ccusto,

%Data,

dat_inic_valid,

dat_fim_valid,

val_sdo_ctbl_fim

FROM SALDO.QVD (qvd)

//Where (dat_inic_valid <= %Data) and (%Data <= dat_fim_valid)

;

• Re: Problemas em validação de datas
          Cesar Accardi

Olá Péricles,

Eu acho que o seu problema está nos formatos das datas, alguma data está sendo interpretada incorretamente pelo QlikView... Verifica qual é o formato da data no momento da leitura do arquivo (Você pode fazer isto na pré-visualização de carga do QVD, por exemplo). Aí aplica a função Date# para especificar o formato que está vindo, e no resultado você aplica a função Date para converter para o formato padrão de forma que você garanta que a comparação está sendo feita no mesmo formato. Exemplo:

Vamos supor que no seu arquivo os campos dat_inic_valid e dat_fim_valid estão assim: 2012-03-22 e 2012-12-09 (YYYY-MM-DD) e o campo %Data está assim: 15/04/2012 (DD/MM/YYYY). Neste caso você deveria filtrar na cláusula where da seguinte forma:

SALDO:

LOAD

%EmpresaID,

%ContaContábilID,

cod_ccusto,

ind_criter_distrib_ccusto,

%Data,

dat_inic_valid,

dat_fim_valid,

val_sdo_ctbl_fim

FROM SALDO.QVD (qvd)

WHERE (Date(Date#(dat_inic_valid,'YYYY-MM-DD'),'DD/MM/YYYY') <= %Data) and

(%Data <= Date(Date#(dat_fim_valid,'YYYY-MM-DD'),'DD/MM/YYYY');

Abraços,

Cesar Accardi