3 Replies Latest reply: Feb 21, 2013 8:24 AM by Roberto Novello RSS

Grafico: Quem comprou 'a' também comprou ....

Boa tarde,

Estive procurando e não encontrei uma forma de mostrar as compras cruzadas, ou seja, quem comprou produto 'a' também comprou 'b' e 'c'.

No exemplo da qliktech da versao 11 tem um exemplo muito legal de vendas de 'Sales Overlap', onde posso selecionar dois produtos e ele me mostra se eles estão ligados. A minha necessidade é semelhante, porém gostaria de informar apenas um item e que ele  me mostrasse quais outros produtos são vendidos em conjunto com esse item.

Alguém tem ideia de como fazer isso, ou sabe de algum exemplo pronto que tenha esta situação?

Obrigado

Roberto Novello.

• Re: Grafico: Quem comprou 'a' também comprou ....

Boa Tarde Roberto,

Nunca cheguei a utilizar esta funcionalidade do Qlikview, mas consegui bolar um exemplo aqui para dar uma ajuda.

Primeiro você deve definir no seu documento um "Estado Alternativo" (Configuração / Propriedades do Documento / Aba Geral / No meio da tela existem 4 botões, selecione o "Estado Alternativo"), Clique em incluir e defina um nome (no meu exemplo defini como GRUPO_01).

Pelo o que entendi, ao criar um novo estado alternativo, o qlikview replica as informações, ou seja, cria uma mesma base de dados definido por um novo "alias"

Dentro deste documento irão existir o grupo principal ("não herdado") e o novo estado que foi criado ("GRUPO_01").

Como exemplo criei uma tabela de Vendas que possui os campos ID_PEDIDO, PRODUTO e VALOR.

Criei uma tabela dinâmica por ID_PEDIDO e PRODUTO e na expressão a soma dos valores dos produtos a fim de totalizar os valores dos pedidos.

Em seguida foi criado um novo campo (PRODUTO) e definido em suas propriedades / aba geral no item "estado alternativo" o estado que foi criado "GRUPO_01".

Com estes dois objetos no documento, ao selecionar qualquer produto neste campo inserido, não irá refletir na seleção dos produtos da tabela dinâmica (os dados da tabela dinâmica pertence ao grupo "não herdado").

Na expressão da tabela dinâmica foi realizado um tratamento parecido com o set analysis:

SUM({$<ID_PEDIDO = p({[GRUPO_01]} ID_PEDIDO)>} VALOR)

Nesta expressão será realizada o seguinte filtro,

Será somado o campo VALOR onde o ID_PEDIDO seja igual ao ID_PEDIDO do estado alternativo = "GRUPO_01".

A função P() retorna os valores possiveis de um determinado campo.

Acredito que esta seria uma base para a criação dos indicadores que precisa.

Abraços

• Re: Grafico: Quem comprou 'a' também comprou ....
            Aderlan Rodrigues

Olá Roberto,

Uma alternativa, dependendo o volume de dados é fazer o load dos produtos duas vezes, criando duas nuvens de dados ligadas pela mesma chave, ou seja, quando você selecionar o produto da primeira nuvem, o filtro se reflete na segunda, fazendo assim, a relação entre vendidos e vendidos junto.

Abraço.