8 Replies Latest reply: Mar 5, 2013 1:54 PM by Leonardo Osorio RSS

    Reloads do Servidor provocam perda dos filtros no documento!

      O problema prende-se com os reloads agendados no servidor para os documentos Qlikview (v11).

       

      Desenvolvemos uma aplicação web que é complementada com a apresentação de uns gráficos construídos no Qlikview.

      Os gráficos são apresentados em contexto com o livro que está a ser analisado.

      O modo que implementamos para obter essa informação do Qlikview, foi criar um seletor com o id dos livros e no URL de chamada a esse documento, filtramos o id do livro pretendido.

       

      Exemplohttp://srv-smartbi-ql/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=Detalhe%20Sell%20Out%20Semanal.qvw&host=Local&select=LB01,2462

       

      Faço notar que o documento do Qlickview foi disponibilizado no servidor sem ter qualquer id de livro pré-selecionado, ou seja, está com a informação total de todos os livros. Conforme referido, a seleção do livro pretendido é indicada no URL.

       

      Esta solução funciona bem, exceto quando é realizado o reload do documento.

      Nesse momento, se algum utilizador estiver a consultar o documento, assiste a um refresh da informação, mas perde o filtro que está no seletor (Id do livro), ou seja, passa a ver o gráfico com a informação total de todos os livros.

      A única ação que o utilizador é capaz de fazer para corrigir esta situação é fechar a janela onde é apresentado o gráfico e voltar a abri-la, assim o documento volta a ter o seletor definido para o livro pretendido.

       

      Estive a investigar no forum do Qlikview e encontrei o que pensei ser a solução, mas que não consegui colocá-la em prática.

      Essa solução consiste em desmarcar uma flag no QVS para que seja possível ter mais do que uma cópia do documento em memória, fazendo com que os reloads não afetem os gráficos que estão a ser apresentados aos utilizadores (apenas na próxima abertura da janela dos gráficos é que será apresentado aos utilizadores os gráficos atualizados).

       

      A flag que desmarquei é a seguinte:

       

      QVS.jpg

       

      Pelo que li, tinha ficado com a ideia que esta opção poderia ser indicada documento a documento, no entanto este foi o único sitio onde a encontrei e é uma opção geral.

       

      O documento utilizado para testar esta solução tem as seguintes propriedades de servidor:

       

      QVS.jpg

       

      Peço ajuda para perceber o que está a faltar, ou até mesmo uma solução alternativa para este problema.

       

      Obrigado!