3 Replies Latest reply: Apr 27, 2014 12:01 AM by Aderlan Rodrigues RSS

    Editor de Relatórios

      Bom dia,

       

      Estou em um projeto em que o cliente precisa (ou acha que precisa) de muitos relatórios impressos. Já mostrei a ele que os objetos do QlikView podem ser exportados diretamente para pdf e excel. Porem vou ter que criar alguns de forma mais especifica para impressão e também para esquedulação e envio por e-mail, com o uso do Publisher.

       

      Bom, pensei em deixar os objetos desses relatórios em uma aba separada e oculta da aplicação, de modo que o usuário teria apenas que clicar em um botão para, os imprimir.

       

      Como todos sabem o editor de relatório do qlikview não é aquelas maravilhas e eu queria aproveitar a experiência da galera aqui para pedir algumas dicas de como melhorar o layout dos gráficos e tabelas para impressão de relatório.

       

      Toda ajuda é bem vinda, liks ou tutoriais de exemplo, se alguém tiver um qvw com algum exemplo de um relatório bem feito no QlikView (que possa compartinhar), ideias, tudo que possa ser relevante na construção tanto do layout dos objetos como no cabeçalho e rodapé do relatório.

       

      Uma outra duvida que tenho é, no caso dos relatórios que serão esquedulados, eles terão sempre que ser gerados com informações do Ano, Mês, Dia, Hora, etc... E eu queria saber se da pra deixar no caso essa aba oculta do relatório, com filtros que só influenciem nos objetos dela, já configurados para estarem sempre filtrando um período de datas de acordo com a atual. Ex. Como configurar um relatório que deve ser gerado de hora em hora, para pegar sempre as informações da ultima hora.

       

      Desculpa o texto longo pessoal e abraços.

        • Re: Editor de Relatórios
          Pablo Labbe

             Em relação aos relatórios não muito o que fazer. A formatação do objeto na tela é a que será aplicada na impressão.

            Você pode usar as propriedades de formatação de dimensões e expressões tais como "Cor de Fundo", "Cor do Texto" e "Formato do Texto" para dar uma enfeitada no visual de uma tabela por exemplo.

           

            Para impressão você pode criar sim objetos em uma pasta oculta que podem ser usados como cabeçalho e rodapé de pagina ou titulos. Tenho usado esta técnica também.

           

            Quanto ao filtro no momento da impressão, creio que você pode criar uma expressão de filtro em um campo de  data/hora e salvar isto como um marcador que é aplicado sobre a seleção atual. Ai no relatório você configura ele para aplicar este marcador na expressão.

           

            Importante lembrar que o publisher sozinho não manda PDF por email. Que faz isso é um complemento do publisher chamado "PDF Report Distribution" que é licenciado em separado. 

           

          Abraço,

           

          Pablo Labbe

          Consultor Qlikview

          Vision/TSVC

          www.visiongi.com.br