4 Replies Latest reply: Mar 19, 2013 8:46 AM by jesse dias RSS

    Como vocês atualizam os SLAs nas aplicações?

      Pessoal, uma grande duvida que tenho é como vocês disponibilizam para os usuários da aplicação, as atualizações de métricas.

       

      Por exemplo, terei uma aplicação com usuários que tem acesso total e acesso restrito. Nessa aplicação haverá métricas como “o Tempo de Resposta que um chamado não pode ultrapassar em aberto é de 36h”, por exemplo. Mas os usuários com acesso total podem mudar esse valor. Essa mudança teria que afetar todos os usuários automaticamente.

       

      Se essa alteração afetara todos os usuários de toda aplicação, eu queria saber de vocês qual seria o melhor lugar para deixar esses valores disponíveis para alteração.

       

      Como eu sou programador vb6 nativo, eu penso em algo como um arquivo .ini no servidor.

       

      Em que usuários com acesso ao servidor poderiam mudar essas informações no arquivo e os dados serem atualizados na próxima atualização de script, essa é minha visão de usuário novo do QliView, queria saber a de vocês mais experientes.

       

      Desde já, Obrigado Senhores

        • Re: Como vocês atualizam os SLAs nas aplicações?

          Ola,

           

          O Qlikview é um visualizador de informação e não um aplicativo de utilização operacional, ou seja, a idéia é trabalhar com menos input de informações.

           

          Neste seu exemplo acredito que existem duas possibilidades para realizar tal tratamento:

           

          1.) A idéia proposta, onde existiria um arquivo txt contendo a métrica desejada (somente usuários com privilégios poderiam acessar este arquivo e alterá-lo)

           

          2.) Definir sempre um valor padrão para esta métrica. No documento fazer com que uma varíavel receba o valor desta métrica e os indicadores desejados utilizariam como base o valor da variavel. Caso houvesse a necessidade de trocar as métricas, iria ser necessário apenas alterar o valor desta variável.

           

          O valor da variavel seria alterado apenas na sessão aberta pelo usuário, e quando o documento fosse carregado novamente no servidor, retornaria com o seu valor padrão.

           

          Obs.: Comentei anteriormente sobre o Qlikview ser um visualizador de informação, pois ao meu ver, neste exemplo o Qlikview seria utilizado como um sistema de entrada de informação pois deveria armazenar os valores parametrizados por usuário que possuam o acesso total ao documento.

            • Re: Como vocês atualizam os SLAs nas aplicações?

              Eduardo, como visualizador de informação, qual o tempo minimo de execução de um script que você já usou em uma aplicação qlikview?

               

              Eu preciso que ele atualize de forma incremental de 10 em 10min

               

              você acha esse tempo muito absurdo?

                • Re: Como vocês atualizam os SLAs nas aplicações?

                  A fórma de atualização dos dados depende de um cenário para outro.

                   

                  Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração como por exemplo a quantidade de informação carregada, utilização do processamento do servidor para a leitura e tratamento dos novos dados entre outros fatores.

                   

                  Esta forma de atualização de 10 em 10 min acredito que seja para uma conferência mais operacional e não gerencial das informações.

                   

                  Mas como eu disse, é tudo uma questão de análise de cenários, pois se não for muito registro a ser lido (lembrando ser de forma incremental) e a leitura das informações não estiver sobrecarreguando o servidor nem o trafego de informação em sua rede, a ferramenta possibilita este período de recarga.

                   

                  Contudo o que pode vir a ocorrer com mais frequência é novas solicitações/demandas de visões cada vez mais operacionais por parte do usuário final, o que acabaria gerando "n" processos de recargas em um curto prazo de tempo ocasionando uma perda de perfomance neste servidor.

              • Re: Como vocês atualizam os SLAs nas aplicações?

                Obrigado pelas dicas cara