12 Replies Latest reply: Aug 8, 2013 2:05 PM by Fernando Tonial RSS

Atribui zero a valores nulos

Luiz Cláudio Gomes

Bom dia

Preciso atribuir zero para valores nulos em uma determinada tabela carregada. Encontrei um post que recomenda usar o seguinte:

If(IsNull(COLUNA2), 0, COLUNA2) as COLUNA2

Acontece que estou fazendo a carga através de instrução SQL e me retorna erro.

Alguma dica a respeito?

• Re: Atribui zero a valores nulos
          Luiz Cláudio Gomes

Pessoal

Achei a solução...

IsNull(COLUNA2,0) as COLUNA2

Ou seja, não é preciso testar usando If

Raphael Pacheco

Bom dia Luiz Claudio.

Como você mesmo mencionou, a carga de seu documento está sendo realizada através de uma instrução SQL.

O comando em que você exemplificou só servirá em um gráfico tabela, pois a função Column é de inter-registros de gráficos.

Você terá duas opções. Caso mude a forma de carregar as informações, criando um extrator na linguagem do Qlikview você poderá colocar da seguinte maneira:

If(IsNull(<Campo da Tabela>),0,<Campo da Tabela>)                         as <Campo da Tabela>

Ou se for em um Gráfico Tabela:

If(Isnull(Column(2)),0,Column(2))

Tente desta forma.

Um abraço!

Bom dia! Tenho uma situação parecida..

Desenvolvi uma aplicação com analise de receitas por estado, posteriormente por cidade, utilizando o GeoView.

Porém, quando o estado ou a cidade não teve nenhum tipo de receita, ele não aparece na tabela e assim, não aparece no mapa.

Tentei seguir os exemplos acima, porem nao tive exito. Alguem pode me ajudar?

mapa 1.jpg

mapa 2.jpg

Apenas desejo que apareça cidades e estado que não tiveram receitas com o valor 0, assim eu pinto na cor branca.

Luiz Cláudio Gomes

Acho que é preciso verificar a tabela onde está a informação da receita.

Tente incluir a verificação de nulo na carga e atribua o valor zero ao campo da receita quando ele for nulo.

use a instrução abaixo para inserir zero quando meu campo CodigoSocio é nulo e funcionou corretamente.

IsNull(CodigoSocio,0) as CodigoSocio

Como estou utilizando as instruções do SQL, usei dessa forma.

Se voce estiver usando o INLINE, tente usar assim

If(IsNull(RECEITA), 0, RECEITA) as RECEITA

Se ainda assim não conseguir, acho que seria interessante voce postar o trecho do script de carga dos dados...

Aproveitando a deixa...

Na sua imagem, perceci que no mapa de São Paulo, vc tem os municípios definidos com contorno.

Estou tentando fazer isso.

Gostaria de trocar algumas idéias com vc sobre como fazer isso.

Pode me ajudar?

Se sim, podemos trocar idéias via e-mail?

Meu e-mail: administrativo@sincor-pr.org.br

Abraços

Tentei e não deu certo.. Vou explicar melhor.

Tenho dois qvd's utilizados para esta aplicação..

O de Receitas, onde tenho as receitas por Estado, Cidade e COD_IBGE.

O segundo qvd serve apenas para vincular as receitas e os códigos utilizados pela extension GEOVIEW, sendo ligados pelo campo COD_IBGE.

Neste segundo qvd, temos todas as cidades do Brasil, e todas elas deveriam aparecer no mapa. Mas como em várias cidades nunca tivemos vendas, estas não ficam definidas pelo contorno. Ja tentei marcar MOSTRAR TODOS OS VALORES, mas nao deu certo.

tentei carregar com

IsNull(COD_IBGE,0)

mas nao deu certo.

Se tiver outra sugestão, será bem vinda.

Fernando Tonial

Não sei no mapa, pois o GeoView nunca utilizei, mas na tabela ao lado você pode desmarcar a opção na Aba Apresentação nas propriedade do Gráfico Ocultar Zeros.

Caso ainda não seja o suficiente, você pode gerar uma linha para cada município que não possui valor e atribuir o valor Zero na tabela de dados via script. Nesse caso você conseguira alterar a cor do município no mapa.

Abraços.

Tonial.