7 Replies Latest reply: Aug 13, 2013 1:58 PM by Eduardo Correa da Silva RSS

Acumulado mensal

Bom dia

Estou com problemas, já tentei seguir várias discussões aqui no fórum mas não obtive êxito.

Tem uma aplicação com o Plano Orçamentário Mensal, porém, desejo criar uma aba que me traga, além dos gastos projetados e realizados do mês marcado, me traga os gastos acumulados do início do ano até o mês selecionado.

ex: Projetado Jan: 1.200            Projetado Acumulado Jan: 1.200

Projetado Fev: 1.550            Projetado Acumulado Fev:  2.750

Projetado Mar: 1.780            Projetado Acumulado Mar: 4.530

acumulado 1.jpg

acumulado 2.jpg

Segue a expressão utilizada para o projetado do mês selecionado.

SUM({<ATIVO_SN={"S"}, PACOTE_C={"1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"},UNIDADE_C={"14"},CUSTO_C={"7253","7351"}, CONTA_C={"*"}-{"3416"} >}VL_GASTOS_ORC)

Desde já agradeço a atenção

• Re: Acumulado mensal

Ola,

Você pode utilizar as funções RUNGESUM + ABOVE para realizar o calculo de acumulado.

Ex.: RANGESUM( SUM( SEU_VALOR ),ABOVE( SUM( SEU_VALOR ), 1, ROWNO() ) )

Basicamenteo conceito é retornar o valor do registro atual atraves do primeiro parâmetro na função RANGESUM():  SUM( SEU_VALOR )

A função ABOVE possui 3 parêmetros sendo a primeira a expressão de cálculo, a segunda a partir de qual registro deve iniciar, e o terceiro parâmetro q quantidade de linhas anteriores deve ser considerado.

Para que você consiga realizar seu cálculo, basta trocar a expressão SUM( SEU_VALOR ), para expressão que você esta utilizando:

SUM({<ATIVO_SN={"S"}, PACOTE_C={"1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"},UNIDADE_C={"14"},CUSTO_C={"7253","7351"}, CONTA_C={"*"}-{"3416"} >}VL_GASTOS_ORC)

Segue em eanexo um exemplo com a utilização destas funções.