Envio de alertas por e-mail em QlikView

    Configurar servidor SMTP


    A caixa de diálogo Preferências do Usuário é aberta a partir do menu Configuração, após aberto, acesse a aba Correspondência para configurar o servidor SMTP e remetente, conforme exemplo da figura 1.

    Figura1.png

    Figura 1 – Preferência do usuário: Correspondência.

    No grupo Remetente, é possível especificar o Nome e o Endereço de e-mail que aparecerão como remetente no e-mail enviado pelo QlikView.

    Em Codificação, você pode alterar a página de códigos de caracteres usada para enviar e-mails se houver problemas com a configuração atual.

    Marcar a opção Enviar MIME Codificado para codificar e-mails poderá também ser útil.

    No grupo Servidor, especifique as configurações do servidor SMTP que será usado para enviar e-mails a partir do QlikView.

    Endereço

    O endereço (URL ou número IP) usado pelo servidor SMTP.

    Porta

    A porta usada pelo servidor SMTP.

    Método de Autenticação

    Selecione um método de autenticação na lista, se a autenticação for exigida pelo servidor SMTP.

    ID de Usuário

    A ID de usuário usada na autenticação.

    Senha

    A senha usada na autenticação.

     

     

    Criar alertas

    A maneira mais fácil de definir um alerta é usando o Assistente de Alerta encontrado no menu Ferramentas.
    A caixa de diálogo Alertas é aberta pelo menu Ferramentas. Essa caixa de diálogo é usada para gerenciar alertas armazenados como parte do documento QlikView. Eles podem ser disparados de qualquer versão do QlikView executada no Windows (isto é, não nos clientes AJAX). Como é demonstrado na Figura 2.

    Figura2.png

    Figura 2 – Alertas


    Na parte superior esquerda da caixa de diálogo há uma Lista de Alertas que mostra todos os alertas definidos atualmente no documento. Essa lista apresenta três colunas:

    ID

    É a id exclusiva do alerta inserida na caixa de edição ID.

    Habilitar

    Marque ou desmarque esta caixa para habilitar/desabilitar o alerta.

    Descrição

    O texto inserido na caixa de edição Descrição (veja a seguir).

     

    Descrição é um campo de comentário no qual você pode digitar o texto que descreve a finalidade do alerta ou quaisquer detalhes relacionados ao alerta. É usado apenas na Lista de Alertas dessa caixa de diálogo.

    Na caixa de edição Mensagem, digite a mensagem que será mostrada com o alerta. Para alertas pop-up, o texto aparecerá no pop-up; para alertas por e-mail, será o texto de corpo do e-mail.

     

    O grupo Condição é usado para definir a expressão condicional.

    (Condição)

    Essa é a expressão do QlikView que deverá ser avaliada como verdadeira (não-zero) quando for disparar o alerta.

    Todas Limpas

    Se esta opção for marcada, o estado de todas limpas será usado na avaliação da condição do alerta.

    Marcador

    Se a opção Todas Limpas ficar desmarcada, você poderá especificar um marcador a ser aplicado antes do teste da condição do alerta. O marcador deve ser indicado como uma ID de marcador. É necessário que exista um marcador para que o alerta funcione corretamente.

    Se não for especificado um marcador e a caixa de verificação Todas Limpas ficar desmarcada, as seleções atuais (isto é, o estado lógico do documento) serão usadas quando a condição do alerta for testada.

     

    O grupo Eventos é usado para definir verificações automáticas de eventos.

    Ao Abrir

    O alerta é automaticamente verificado quando o documento é aberto.

    Após Recarregar

    O alerta é automaticamente verificado após uma execução de script (Executar Script) do documento. Além disso, o alerta é verificado na abertura do documento, desde que a última data/hora da recarga armazenada no documento seja posterior à data/hora da última verificação do alerta.

    Após Reduzir

    O alerta é automaticamente verificado após uma redução de dados (comandoReduzir Dados ) do documento. Além disso, o alerta é verificado na abertura do documento, desde que a última data/hora da redução armazenada no documento seja posterior à data/hora da última verificação do alerta.

    Atraso

    O redisparo dos alertas verificados automaticamente pode ser suspenso por um determinado número de Dias após o disparo de um alerta. Os decimais podem ser usados para especificar frações de um dia. O valor 0 indica que nenhum atraso será aplicado.

    Nível do Disparador

    O redisparo dos alertas verificados automaticamente pode ser suspenso também com base na alteração do status do alerta após o disparo. Na lista dropdown, você pode escolher entre três níveis de recorrência:

    Sempre significa que o alerta é disparado toda vez que ocorrerem eventos do disparador e que a condição do alerta está satisfeita.

    Alterações de Mensagens significa que o disparo do alerta está suspenso até que a Mensagem de alerta seja alterada. Isso é significativo apenas para texto de mensagem dinâmico. (Observe que o estado da condição do alerta não precisa necessariamente mudar para que altere a mensagem avaliada. Qualquer alteração no Assunto da Correspondência (veja abaixo), será considerada alteração da mensagem.)

    Alterações de Estado significa que o disparo do alerta está suspenso até que o estado do alerta seja alterado, isto é, a condição do alerta não foi satisfeita durante pelo menos uma verificação e torna-se satisfeita novamente durante uma verificação posterior. Esse é o tipo mais extremo de suspensão de alerta.

     

    A opção Mostrar Pop-up exibe um pop-up na aplicação com o texto definido na caixa Mensagem, como mostra a figura 3.

    Figura3.png

    Figura 3 – Alerta por pop-up na aplicação.

    No grupo Modo, você pode marcar as opções relevantes para definir um alerta como Interativo (disparadores automáticos no layout) e/ou como um alerta importante para programas externos que executam o QlikView no modo Lote (por exemplo, o QlikView Publisher) por meio da API de Automação especial para disparadores em Batch. Se nenhuma das caixas de verificação deste grupo for marcada, o alerta poderá ser verificado manualmente por meio de macros. Para funcionar o modo Lote é necessário acrescentar a seguinte regra: $(ScriptErrorCount) = 0 and antes de sua regra de negócio.

    A primeira execução só funcionou com a opção Interativo marcada, aparecendo a tela conforme Figura 4.

    Figura4.png

    Figura 4 – Interação do usuário no envio de alertas.

    Na caixa de edição Assunto da Correspondência, pode ser inserido um texto a ser usado na linha do assunto das mensagens de alerta por e-mail. O texto pode ser definido como uma expressão de rótulo calculada para atualização dinâmica. Clique no botão ... para abrir a caixa de diálogo Editar Expressão, que facilita a edição de fórmulas longas. Se a caixa ficar vazia, a linha do assunto mostrará o texto 'Alerta do QlikView'.

    O painel Destinatários de Correspondência é uma lista de endereços de correspondência separados por ponto e vírgula. Cada endereço receberá uma mensagem de e-mail sempre que o alerta for disparado. A lista pode ser definida como uma expressão de caracter calculada para atualização dinâmica.