Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
tiagopazeto
Contributor III
Contributor III

Descontinuidade do Qlikview

Olá pessoal.

Hoje me questionaram sobre a descontinuidade do Qlikview nos próximos anos (2016 ou 2017) e migração/continuidade apenas do Qlik-Sense. Já li/ouvi falar da descontinuidade do plugin, ficando apenas no Ajax, mas não do Qlikview.

 

Alguém pode me auxiliar a responder essa pergunta?

 

Muito obrigado.

 

Labels (4)
24 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Tiago,

O Qlikview 12 esta para sair este ano/inicio próximo ano, já herdando o motor (QIX)  do Sense.

O Sense esta vindo para preencher um novo mercado que esta se fortalecendo (ver pesquisa do Gartner sobre isto...pena que não posso procurar o link, mas para 2017 seria uma grande quantidade de usuários que criariam o que vão consumir.....self-service / dataviz).

Então, como vai vir o QlikView 12, podemos no minimo esperar que pelo menos 3 anos ele esteja no mercado (tendo as SR.....). 

Se no futuro, os produtos forem "unidos" (se é que eu possa usar esta palavra....) ou continuarem separados para atender públicos distintos, acredito que ninguém fora da Qlik tenha esta posição. E quem tiver não dirá.

Particularmente, eu acredito em uma união por volta de 2017 (sendo que esta união pode ser o Sense indo herdando alguns recursos do Qlikview ate la e tomar o seu lugar.....)

furtado@farolbi.com.br
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Tiago

  Qlikview 12 está previsto para o último trimestre, segundo comunicado oficial da Qlik e como Alessandro falou, incorporando o novo motor QIX do Qlik Sense.

  Quanto a posicionamento de produtos, está claro para a Qlik que Qlikview segue como solução para "Guided-Analytics" onde usuários consomem aplicações de análise preparadas por um desenvolvedor e Sense entra para atender "Self-Service" para visualização de dados e descoberta para uso pela área de negócio.

Para saber mais sobre o posicionamento da Qlik sobre os produtos leia:QlikView and Qlik Sense

Saudações,

Pablo

nicolett_yuri

Tiago, dificilmente isso vai acontecer, pois a Qlik agora esta trabalhando sobre uma plataforma de produtos, cada produto possui a sua funcionalidade e o seu público (digamos que seria uma tendência conforme outras empresas/plataformas: SAP, ORACLE, etc.)

Como foi falado, o Qlikview 12 chega com a nova engine QIX, mesma do sense

tiagopazeto
Contributor III
Contributor III
Author

Pessoal, obrigado a todos.

Abraços.

nicolett_yuri

Aproveitando a oportunidade, surgem boatos que o Qv12 pode ser lançado sem a nova plataforma QIX.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Boatos ?!

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

‌Lendo o plano 2015-2016 da Qlik, fica claro os caminhos, e o QIX ė parte fundamental na QlikView 12.....nao vi estes boatos...

furtado@farolbi.com.br
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Tenho a mesma impressão lendo o documento.

paulovendruscol
Creator
Creator

Pessoal,


A descontinuação será do QlikView Server SBE e está prevista para os anos de 2016/2017.

Éssa é a informação que a qlik passou para uma das Master que tenho contato.

abs