Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Pessoal, dado o arquivo em anexo, como posso fazer para mostrar uma grid somando a movimentação para que eu possa conferir o valor do saldo, sendo que a totalização deveria ser pelo nome da despesa, usei o concatenate, e não consigo resolver de jeito nehum, se alguem puder ajudar.
Valeu !!!
Bom, depois de postado e testando a rotina, fiz o seguinte:
1 - Fiz um load para uma nova tabela de Tipo de Despesas
tipo_despesa:
load Distinct
codigo as id_despesa,
nome as nome_despesa
resident despesa
where registro = 'Despesa;
No script de carga inicial da tabela de movimento, com base no campo "codigo", fiz outro campo chamado id_despesa, com isso a estrutura ficou conforma esta abaixo, e funcionou, mas será que essa é a solução !???
Olá Jackson,
Você poderia ter criado este novo campo na própria tabela, sem a necessidade do LOAD RESIDENT... Para isto carregaria o campo nome 2 vezes:
Financeiro:
LOAD
...
nome,
if(registro = 'Despesa', nome) as nome_despesa,
...
FROM ...;
Tem a mesma funcionalidade que a sua solução, a vantagem seria um modelo de dados mais simplificado.
Abraços,
Cesar.
Cezar, mas quando eu faço isso eu não consigo ligar o nome a despesa, que esta carrega no registro "Gastos" ?
o script que fiz ficou conforme esta abaixo, é isso mesmo que quis dizer ?
financeiro:
LOAD registro,
codigo,
id_despesa,
If(registro='Despesa',nome) as nome_despesa,
nome,
saldo,
id,
data,
ano,
mes,
dia,
valor
resident despesa;
***** em anexo esta o arquivo alterado !
Na minha opnião você so esqueceu de colocar Where registro <> 'Despesa' no primeiro LOAD Jackson, para não carrega as mesmas linhas que estão como Despesa que você carregara em uma tabela separada.
Funcionou? Então pode marcar sua resposta mesmo como correta.
P.S.: Não olhei nenhum dos dois arquivos que você anexou, então desculpe se falei bobagem.
Abraço.
Aderlan, na verdade o que ocorre é que eu havia feito um load para uma tabela chamada tipo_despesa, ligando pelo campo chave (id_despesa), e o Cezar disse que eu poderia fazer isso testando o registro = despesa, no load, mas não consegui fazer isso, porque o nome_despesa não fica vinculado a tabela de movimento como era no inicio, não sei se entendi errado o comando que o Cezar passou, mas não consegui captar a idéia.
Valeu !