Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Iniciando - Primeiro Post

Bom dia Pessoal.

Esse é meu primeiro post no fórum, e desde já gostaria de agradecer a ajuda, e me colocar a disposição para ajuda-los. Sou iniciando no Qlikview, porém como a ferramenta é extraordinária, a necessidade e a curiosidade faz com que iremos além das expectativas.

Tenho as seguintes dúvidas:

1) Como faço para obter o valor de um indicador onde a dimensão possui um filtro aplicado?

Veja por exemplo o primeiro relógio do qvw em anexo. No título do gráfico estou "buscando" o valor da expressão =Sum(REALIZADO). O resultado esta sendo 1255 que é a soma de todas as linhas. Gostaria que o valor fosse 480 (referente ao CC = 301, TI). Como faço isso?

2) Como faço para buscar o título do segundo relógio da coluna DESC_CC?

Coloquei a expressão =DESC_CC mas só funciona quando aplico um filtro. Como nos relógios já tem um filtro aplicado por uma dimensão calculada é possível buscar a descrição do CC para formar o título?

Obrigado

Rafael

1 Solution

Accepted Solutions
matzenbacher
Creator II
Creator II

Ola Rafael,

Primeiramente seja bem vindo a comunidade e ao  mundo do Qlikview, sem duvidas  é uma ferramenta fantástica.

1 - Sobre a primeira pergunta, conhece a função set analyses?

voce pode usar desta forma para ter o resultado esperado no titulo do grafico:

=Sum(  {  <  DESC_CC = {'TI'}  >  }   REALIZADO)

ou

=Sum({<CC= {'301'}>} REALIZADO)

tanto faz.

2 - Na segunda questao acho q voce pode apenas escrever de forma simples, ' Contabilidade ', afinal a expresão vai manter apenas o valor da dimensão desejada.

ou voce pode colocar isso, só nao vejo propósito:

=only( {<CC = {'302'}>} DESC_CC)

abs.

*** Mandei um novo modelo com expressões usando set analyses, nota que neste caso nem é necessario o uso de dimensões/

View solution in original post

7 Replies
matzenbacher
Creator II
Creator II

Ola Rafael,

Primeiramente seja bem vindo a comunidade e ao  mundo do Qlikview, sem duvidas  é uma ferramenta fantástica.

1 - Sobre a primeira pergunta, conhece a função set analyses?

voce pode usar desta forma para ter o resultado esperado no titulo do grafico:

=Sum(  {  <  DESC_CC = {'TI'}  >  }   REALIZADO)

ou

=Sum({<CC= {'301'}>} REALIZADO)

tanto faz.

2 - Na segunda questao acho q voce pode apenas escrever de forma simples, ' Contabilidade ', afinal a expresão vai manter apenas o valor da dimensão desejada.

ou voce pode colocar isso, só nao vejo propósito:

=only( {<CC = {'302'}>} DESC_CC)

abs.

*** Mandei um novo modelo com expressões usando set analyses, nota que neste caso nem é necessario o uso de dimensões/

Not applicable
Author

Perfeito!

Ficou bem mais fácil usando desta forma. Eu tinha feito umas "gambis" pegando o retorno do Min com -1.

Preciso de um treinamento urgente (rs).

Obrigado.

matzenbacher
Creator II
Creator II

Trainamento sempre é bom... mas fica a vontade pra ir postanto as duvidas por aqui o pessoal ajuda muito.

se quiser pode me add no skipe

kaauan.matzenbacher

abs.

Not applicable
Author

Na dimensão dos Centro de Custo (CC_S)  tenho os valores: 101,102,103... 201,202,203... 301,302,303.

Gostaria de fazer um somatório de todos os CC que iniciam com 1, 2 e 3.

Já tentei o seguinte mais não deu certo:

=Sum({<Left(CC_S,1) = {'1'}>} SALDO_REAL) / Sum({<Left(CC_S,1) = {'1'}>} SALDO_PREVISTO)

É possível?

matzenbacher
Creator II
Creator II

Não consegui com set analyses, se alguem souber posta aqui;

mas pode fazer assim tmb:

=sum(   if(mid(CC,1) = 1   or   mid(CC,1) = 2   or   mid(CC,1) = 3 ,   CC))

Nao esquece de colocar a primeira resposta como correta, e as proximas duvidas coloca em novas discussões pra ajudar outros com as mesmas duvidas.

abs!

Not applicable
Author

Não funcionou.

O Mid(CC,1) esta retornando "-". Só retorna a informação (código do CC) se tiver com um filtro na dimensão CC aplicado.

matzenbacher
Creator II
Creator II

Teu qvw nao tinha todos os dados q vc citou,  se der manda pra dar uma olhada.