Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Mapa de SAFRA

Pessoal, boa tarde!

Preciso montar um mapa de Safra conforme imagem abaixo:

Na coluna preciso ter o mês/ano de cadastro do cliente e na linha superior o mês/ano da compra.

Preciso saber que dos 17 clientes cadastrados em junho voltaram a efetuar compra em Julho; desses 17 clientes 11 tbm compraram em agosto... e assim por diante.

Basicamente seria saber a retenção de clientes mês a mês.

É possível?

Capturar.PNG

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Support
Support

pamelastephanie‌, conceitualmente um Set Analysis é equivalente à uma seleção. Ele é calculado antes que o gráfico seja particionado pela dimensão (Data no seu caso).

O melhor no seu caso, seria fazer via um if() simples mesmo

=Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT  If( TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO, DISTINCT %ID_CLIENTE))

View solution in original post

10 Replies
Thiago_Justen_
MVP
MVP

Pamela,

É absolutamente possível fazer o que queres. Contudo, se possível, será que você poderia nos enviar um app de exemplo, ou ainda, um planilha com a estrutura dos dados usados e uma amostra de dados (sugiro que sejam fictícios) para que possamos desenvolver sobre isso?

Abs e Sucess!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Anonymous
Not applicable
Author

Olá, Thiago!

Consegui resolver, veja:

Capturar2.PNG

Porém, tenho o seguinte cenário:

Tenho clientes que já compraram e só depois se cadastraram no clube de vantagens.

Ex.: Ana fez a primeira compra em jan/2017 mas só se cadastrou em ago/2017. Preciso que a Ana só seja contabilizada a partir da data de cadastro dela, ou seja, a partir de ago.

Para isso, fiz um IF mas queria resolver com SetAnalysis.

=IF(TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO,

Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT %ID_CLIENTE))

Vc sabe como fazer essa comparação no SetAnalysis?

=Count({<%ID_CLIENTE-={0},  TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO >}DISTINCT %ID_CLIENTE))

Thiago_Justen_
MVP
MVP

Considerando que ambos os campos tenham mesma formatação:

TEMPO_MES_ANO={">=CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO"}

Farol BI
Clever_Anjos
Support
Support

pamelastephanie‌, conceitualmente um Set Analysis é equivalente à uma seleção. Ele é calculado antes que o gráfico seja particionado pela dimensão (Data no seu caso).

O melhor no seu caso, seria fazer via um if() simples mesmo

=Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT  If( TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO, DISTINCT %ID_CLIENTE))

Anonymous
Not applicable
Author

Ótimo, Clever!

Funcionou perfeitamente e mais performático que o meu.

Obrigada tbm Thiago!

Thiago_Justen_
MVP
MVP

Sempre à disposição Pamela.

Não se esqueça de fechar a thread marcando as respostas que lhes foram úteis e escolhendo uma como correta.

Abs e Sucesso!

Farol BI
douglas_sense
Contributor
Contributor

Pessoal,

Podem explicar a construção do gráfico? Foi utilizada um objeto tabela dinâmica?
Estou tentando replica o gráfico no QlikSense, até agora sem sucesso. Minha regra de negócio

e semelhante a da pamelastephanie‌ .

Anonymous
Not applicable
Author

Olá, douglas_sense‌ !

É um gráfico tabela dinâmica sim, por conta do pivoteamento.

Para a construção eu utilizei 2 dimensões que representam o tempo: as linhas é o MêsAno de cadastro do cliente presente dentro da tabela de Cliente; as colunas é o MêsAno em que estes clientes compraram e o campo está presente dentro da dimensão de Tempo que liga na Fato de Vendas.

Então joguei essas duas dimensões e na expressão joguei basicamente um Count(distinct ID_CLIENTE) com alguns set analisys da minha regra.

douglas_sense
Contributor
Contributor

Pamela,

Obrigado pela resposta.

Para realizar o calculo da quantidade de clientes?  "Count(distinct ID_CLIENTE)"  - Não foi preciso usar um ABOVE ou outro comando similar? Essa distribuição entre os meses de (Comprara) ocorre "naturalmente"?

Você utilizou ali qlikview ou qliksense?

Obrigado.