Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá pessoal!
Tenho um campo no banco Oracle que é do tipo LONG e salva o texto no formato RTF. Sendo assim, se busco no Qlikview, é complicado para o usuário conseguir ler, pois a formatação está codificada no texto.
Ex.:
{\rtf1\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fswiss\fcharset0 Arial;}}
{\colortbl ;\red0\green0\blue128;}
\viewkind4\uc1\pard\cf1\lang1046\f0\fs20 Liberado valor para pagamento do dia 15/03.
\par }
Nesse exemplo seria visualizado assim:
Liberado valor para pagamento do dia 15/03.
Como tratar esse campo na tabela?
Wesley,
segue um exemplo.....talvez dar uma melhorada ainda.....
Wesley,
nativo não tem conversor de RTF para TXT pelo Qlik. Daria para usar alguma ferramenta "command line" para chamar em tempo de carga e converte e ler novamente ou verificar se tem algum padrão no RTF que daria para usar o replace ou algum outro comando....
Teria como colocar uns 5 a 10 registros para ver o formato deles (para ver padrão)?
Bom dia Alessandro!
Pelo que observei, não há padrão...
Segue alguns registros:
{\rtf1\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fswiss\fcharset0 Arial;}} {\colortbl ;\red0\green0\blue128;} \viewkind4\uc1\pard\cf1\lang1046\f0\fs20 Liberado valor para pagamento do dia 15/03. \par Valor produ\'e7\'e3o enviada 0 mil. \par Valor previsto para recebimento R$ 0. \par OBS: O valor da primeira quinzena \'e9 pago deduzindo 20% da produ\'e7\'e3o para posterior pagamento na segunda quinzena. \par } |
{\rtf1\fbidis\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fswiss\fcharset0 Arial;}{\f1\fswiss\fprq2\fcharset0 Arial;}} {\colortbl ;\red0\green0\blue128;} \viewkind4\uc1\pard\ltrpar\cf1\lang1046\f0\fs20 NOTA FISCAL emitida e enviada. \par \cf0\f1 \par \cf1\f0 \par } |
{\rtf1\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fswiss\fcharset0 Arial;}} {\colortbl ;\red0\green0\blue128;} \viewkind4\uc1\pard\cf1\lang1046\f0\fs20 A fatura encontra-se em an\'e1lise no site do conv\'eanio co previs\'e3o para libera\'e7\'e3o em 20/01. \par NAO CONSTA PREVISAO PAGTO. \par } |
{\rtf1\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fswiss\fcharset0 Arial;}} {\colortbl ;\red0\green0\blue128;} \viewkind4\uc1\pard\cf1\lang1046\f0\fs20 Informando o valor para emiss\'e3o da NF. \par Nao consta previs\'e3o de pagamento ate o momento. \par } |
{\rtf1\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fswiss\fcharset0 Arial;}} {\colortbl ;\red0\green0\blue128;} \viewkind4\uc1\pard\cf1\lang1046\f0\fs20 A fatura encontra-se em an\'e1lise no site do conv\'eanio. \par NAO CONSTA PREVISAO PAGTO. \par } |
{\rtf1\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fswiss\fcharset0 Arial;}} {\colortbl ;\red0\green0\blue128;} \viewkind4\uc1\pard\cf1\lang1046\f0\fs20 NOTA FISCAL EMITIDA. \par Valor l\'edquido para pagamento, ainda sem data definida \'e9 de R$ 0. \par } |
Wesley,
segue um exemplo.....talvez dar uma melhorada ainda.....
Boa tarde Alessandro,
Me desculpe se vou perguntar algo simples... ainda não consegui entender...
Tenho um qvw para gerar os qvd, e um qvw para a aplicação.
- Em qual arquivo faria as alterações?
- Teria que tratar o arquivo ou somente o campo que possui o texto RTF?
Podes tratar tanto na criação como na leitura dele......
Não sei como foi feito a sua extração. Mas vamos imaginar que tenha uma leitura "bruta" da tabela do banco e salve um qvd depois uma leia e faca conversão/adequação/limpeza/regras de negócios e salve outro qvd ja pronto.....eu faria neste ultimo...
Bom dia Alessandro!
Como não há padrão no texto, usei o MID para limpar do início até onde era comum. Como o usuário poderia usar parágrafo e caracteres especiais e caso isso ocorresse, o texto ficaria ilegível, orientei ao usuário para não usar parágrafo e nem caracteres especiais.
Obrigado pela ajuda!