7 Replies Latest reply: Aug 24, 2015 3:53 PM by Luis Carlos Lorenzo RSS

Como melhorar performance de uma aplicação QV

Luis Carlos Lorenzo

Boa Tarde Galera,

Estou com problema de lentidão na visualização dos meus dados, o que acontece:

- Gerei meus GVD's, em seguida criei uma qvw onde tenho minha aplicação rodando buscando as informações dos meus QVD's. Porém quando efetuo uma analise, a aplicação demora muito tempo para retornar algumas informações especificas.

- Verifiquei que tenho outra aplicação feito por outra pessoal com  ligações bem próximas a minha, sendo que roda muito bem.

se conseguirem me dar uma luz alguma coisa, agradeço muito.

Já juntei tabelas, já separei e a mesma coisa.

Meu Servidor não é pois tem 16GB de memória

Estou colocando o modelo a disposição.

modelo_qvw.jpg

A disposição.

• Re: Como melhorar performance de uma aplicação QV
          Yuri Nicolett

Luis, existem vários pontos a serem considerados na performance da sua aplicação:

• Capacidade de seu hardware
          • Estrutura de seu ambiente de server (Dedicado ou não // cluster ou não // Publisher separado ou não....etc)
          • Quantidade de usuários que acessam o seu painel
          • Volumetria de dados
          • Modelagem
          • Quantidade de objetos sendo calculados (mesma tela)
          • Dimensões calculadas
          • Expressões complexas
          • Extensions
          • Condições de cálculo

Na imagem que você enviou, a única resposta que posso te dar é que seu modelo de dados é SnowFlake, este que pode não ser a melhor opção para uma aplicação BI (Por que? Precisaria entender ligação a ligação, volumetria de cada tabela e a utilização de cada tabela e cada campo em seus objetos).

• Re: Como melhorar performance de uma aplicação QV
            Alessandro Furtado

Luis,  qual a quantidade de registros (CTRL ALT D  Tabelas) das duas aplicações (a quantidade maior de cada modelo, do que roda bem e do que roda mal....).

Tens como mandar uma expressão de algum objeto que esta lento?

O Calendário (que não esta ligado a nenhuma tabela - ilha de dados) é usado como filtro de período e nas expressões usa-se if?

Existem muitas coisas que podem melhorar o desempenho (autonumber / floor nas datas / numeros distintos / campos usados ou não.... ), modelagem (embora aqui depende da qtde registros das tabelas.....) e algumas coisas que podem prejudicar (aggr / expressoes com if dentro e fora - set analisys - short circuit) etc....

Tudo depende.....