12 Replies Latest reply: Mar 26, 2012 1:18 PM by Clever Anjos RSS

Somar celulas anteriores (above)

Ola,

tem alguma forma de somar, em determinada condição (linha) o valor contidos na celuluas imediatamente superiores a esta ?? Tentei utilizar a função above, mas não obtive sucesso

Seria algo assim

identificador
      descricaovl_financeiro
      1xxx100
      2yyyy200
      3total

300

4saldo anterior100
      5saldo final400

Onde na linha 5 teria que totalizar a linha 4+3.

Tentei fazer desta forma: if(identificador= 5 , rangesum(above(sum(vl_financeiro_realizado ),1,2)),

(sum(vl_financeiro_realizado ))

• Re: Somar celulas anteriores (above)

Olá Marcos,

Alguém aqui da comunidade já me deu uma dica que é a seguinte. Eu utilizei assim e funcionou.
          Você cria na sua tabela tres campos: anterior, atual, acumulado. E depois podes até deixar ocultos estes campos.
          Utilizar somente para sua fórmula. Veja exemplo anexo.

E depois você soma sempre o valor do campo atual + o acumulado que serão os valores anteriores.

Abs,
          Juliana.

• Somar celulas anteriores (above)

Oi Juliana,

Valeu pelo retorno.  Fazendo mais uns teste descobri que o problema ocorre quando mostro mais de uma dimensão (identificado e descricao), quando contraio deixando apenas uma (identificador), funciona, conforme a imagem abaixo. A pergunta (que não quer calar) é porque disto acontecer.

tela.jpg

Marcos, e se tentares utilizar em fez do identificador = 5,

colocar Rowno() = 5 ?

Cesar Accardi

Olá Marcos,

Sobre a sua pergunta, eu acredito que sei a resposta... Na sua fórmula você tem "identificador= 5 ", esta condição retorna verdadeiro quando você está no nível da dimensão identificador. Quando você faz o drill down para descricao, esta condição não mais retorna verdadeiro porque você precisa de uma agregação para comparar com o valor discreto "5". Experimente substituir a condição "identificador=5" para "Only(identificador) = 5", desta forma você terá somente o valor possível 5 uma vez e não várias vezes. Me perdoe se a explicação ficou meio confusa.

Abraços,
                    Cesar.