Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
iuri_silva
Contributor
Contributor

Agrupar tabela de valores para gerar campo calculado no script

Olá pessoal.

Estou com a seguinte situação para resolver no QlikView.

Preciso criar no script um campo calculado que envolve campo de valores de várias tabelas do meu modelo de relacionamento.

As tabelas são: Receita, Custo, Evento e Coparticipação. Em cada tabela desta eu pego um campo de valor para gerar o meu campo calculado denominado sinistralidade. O cálculo da sinistralidade é (custo-coparticipação)/(receita+evento).

Atualmente meu modelo de dados está com as tabelas todas separadas(conforme imagem em anexo). Desta forma eu até consigo fazer o cálculo da sinistralidade em gráficos, mas não no script. E preciso levar esse cálculo para o script para poder gerar um segundo campo que será a faixa de sinistralidade.

Como tentativas de solução já fiz:

- Join de todas as tabelas de valores para ter todos os campos juntos e criar o campo calculado. Nesta tentativa pelo fato das tabelas serem grandes, chega um certo momento que o Qlikview exibe uma mensagem de erro(no momento da carga) dizendo que "a ação foi cancelada pelo usuário" e não termina de executar o join.

- Concatenate automático. Neste caso consegui juntar as tabelas, mas como as linhas são alocadas sempre abaixo da próxima tabela, os valores não foram "agrupados" por usuário. Desta forma quando tentei fazer o campo calculado o resultado foi zero.

- Mapping Load. Também sem sucesso por não relacionar corretamente os valores com os usuários.

obs: Vale destacar que todas essas tabelas estão ligadas a uma LinkTable que por sua vez está ligada a um calendário.  Desta forma ao selecionar um mês/ano eu consigo saber qual foi o custo, receita, coparticipação e evento de uma pessoa ou um contrato.

Gostaria de contar com a ajuda de vocês. Estou a disposição para demais esclarecimentos. Desde já muito obrigado!!!

0 Replies