Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Duvida comparar Ano anterior Set Analysis

Bom dia, começando uma segunda feira com dúvidas ja. Digamos que eu quero comprar as vendas deste ano com as vendas do ano passado, até onde eu sei ficaria mais ou menos assim =sum({$(=max(ano -1))}vendas), desta forma eu pego o ano selecionado e calculo o anterior, mas e quando eu uso variáveis? Hoje eu fiz um projeto todo com variáveis pois pegamos o resultado de uma formula para compor outra, e o cliente solicitou que apareça o ano passado. Como proceder? Recriar todas variáveis com este cálculo do ano?

Labels (1)
13 Replies
junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Acredito que sim Raphael, pois se trata quase de uma DRE, e uma depende da outra para gerar o resultado pois existem rateios entre despesas e várias "coisinhas". Infelizmente, ja esta bem complexo, tenho que cuidar muito com qualquer alteração e agora pediram isso. "ah, agora é só fazer mostrar o ano passado junto"

rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom.

Tenho um projeto aqui na empresa onde criamos todas as expressões em um arquivo .xlsx. Um QVW é responsável pela leitura destas expressões, obedecendo o nome do indicador, área, e formatação do número. Ele grava as informações em um QVD e depois estas informações são lidas na aplicação final dentro de uma variável única. Para as expressões com o last year uma outra variável lê todas as expressões novamente e inclui o set analysis com o ano -1.

O Grande problema é que como eu falei anteriormente, este procedimento é um tanto complexo. Por isso, acredito que no momento o ideal seria você replicar as fórmulas fixando o ano -1 e mais tarde tentar implementar uma solução mais automática.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Boa, vou estudar essa sua ideia e talvez aplicar em uma aplicação futura, agora vou refazer as variáveis mesmo.

Muito obrigado pela ajuda. Abraço.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Opa! Precisando de ajuda é só dar um toque

Abs.