Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Acessando o WebService do Banco Central do Brasil

Caros amigos da comunidade,

Esta aplicação demonstra como automatizar a extração de dados de series temporais do banco central através do webservice que eles disponibilizam de forma pública.

É possível extrair dados de uma série para um intervalo de datas, através da função getValoresSeriesXML.

O resultado da chamada SOAP é gravada em XML que depois é lido pelo comando LOAD do script. Com isso é possível gravar os dados em um QVD e reutilizar estes dados nas demais aplicações utilizadas na sua organização.

Para consumir o webservices, você precisa instalar a cadeia de certificados do Banco Central. que você encontra aqui www.bcb.gov.br/?CERTDIG

Baixe os certificados :

Certificado dos servidores Web do Banco Central

*.bcb.gov.br (2014)


Cadeia de confiança do certificado do Banco Central

  Cadeia de CAs de *.bcb.gov.br (2014)

A aplicação é de livre utilização.  Sugestão de melhorias são bem vindas.

Atualizado em 10/11/2014 - Corrigido bug no botão de carga de dados que não executava a macro de leitura do webservice.

Um abraço e bom divertimento,

Pablo Labbe

Labels (2)
30 Replies
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Envie copia da tela da aplicação para que eu possa ver a mensagem de retorno que fica na caixa de texto XML Recebido.

Anonymous
Not applicable

Amigo Pablo como faço para anexa o texto XML, mais uma ajuda, como vincular esse QVW a uma planilha do excel, onde consta os valores e as datas, lembra são valores do ano 2000 a 2003, que mensalmente necessito pega um a um e corrigir com a taxa selic fator acumulado.

Tem algum jeito de enviar para você possa concluir e vincular para me ajudar .

Por favor diga que sim.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Olá Luciana,

   A questão de vincular o QVW ao excel está fora do contexto deste tópico. Sugiro abrir uma nova discussão e ver como a comunidade pode ajudar.

   Quanto anexar o texto xml, no canto superior direito da caixa que contem o texto tem um icone que permite fazer a copia do texto para a área de trabalho. Clique nele e depois cole o texto no comentário desta discussão.

Not applicable

Luciana, quando o Pablo falou abrir uma nova discussão, seria em outro tópico.

Caso queira abrir essa nova discussão sugiro seguir esse passo a passo.

Clique em Criar  e depois Discussão na parte superior deste tópico, segue imagem:

comunidade.png

Grato pela atenção.

Anonymous
Not applicable

Amigo

Agradeço a ajuda, porém não vi a necessidade de abrir nova discussão, venho pedindo ajuda a esta conexão a meses, o pablo vem tentando ajudar, porém me deparei com o problema de inteligar a tabela que tenho com a conexão.

Caso possa ajudar agradeço

Not applicable

Só falei oque o próprio Pablo solicitou:

Olá Luciana,

   A questão de vincular o QVW ao excel está fora do contexto deste tópico. Sugiro abrir uma nova discussão e ver como a comunidade pode ajudar.

Só estou informando como criar uma nova discussão conforme o mesmo solicitou, pois fica difícil o restante da comunidade lhe ajudar, caso não estejam acompanhando este tópico.

Grato pela atenção.

Anonymous
Not applicable

OK Amigo, Não havia visto, me perdoe, agradeço a sua gentileza.

Em 21 de outubro de 2014 15:33, Paulo Dantas <qcwebmaster@qlikview.com>

escreveu:

Qlik Community <http://community.qlik.com/> Acessando o

WebService do Banco Central do Brasil

novo comentário de Paulo Dantas

<http://community.qlik.com/people/paulodantas13?et=watches.email.document_comment> Visualize

todos os comentários sobre este documento

<http://community.qlik.com/docs/DOC-7306?et=watches.email.document_comment#comment-22177>

Anonymous
Not applicable

Amigo Paulo

Me desculpe não havia visto o comentario do Pablo, além disso estou desesperada pela ajuda de todos, me perdoe, seu comentario foi muito util, terei mais atenção.

Not applicable

Quando eu puder ajudar, tentarei.

Grato pela atenção.

Anonymous
Not applicable

Amigos

Coloquei o número de serie 4390 este que trata a taxa selic, ao carreagar os dados, apresenta erro, se alguem puder me orientar para que possa corrigir o problema.

Agradeço