Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Caros amigos da comunidade,
Esta aplicação demonstra como automatizar a extração de dados de series temporais do banco central através do webservice que eles disponibilizam de forma pública.
É possível extrair dados de uma série para um intervalo de datas, através da função getValoresSeriesXML.
O resultado da chamada SOAP é gravada em XML que depois é lido pelo comando LOAD do script. Com isso é possível gravar os dados em um QVD e reutilizar estes dados nas demais aplicações utilizadas na sua organização.
Para consumir o webservices, você precisa instalar a cadeia de certificados do Banco Central. que você encontra aqui www.bcb.gov.br/?CERTDIG
Baixe os certificados :
Certificado dos servidores Web do Banco Central
*.bcb.gov.br (2014)
Cadeia de confiança do certificado do Banco Central
Cadeia de CAs de *.bcb.gov.br (2014)
A aplicação é de livre utilização. Sugestão de melhorias são bem vindas.
Atualizado em 10/11/2014 - Corrigido bug no botão de carga de dados que não executava a macro de leitura do webservice.
Um abraço e bom divertimento,
Envie copia da tela da aplicação para que eu possa ver a mensagem de retorno que fica na caixa de texto XML Recebido.
Amigo Pablo como faço para anexa o texto XML, mais uma ajuda, como vincular esse QVW a uma planilha do excel, onde consta os valores e as datas, lembra são valores do ano 2000 a 2003, que mensalmente necessito pega um a um e corrigir com a taxa selic fator acumulado.
Tem algum jeito de enviar para você possa concluir e vincular para me ajudar .
Por favor diga que sim.![]()
Olá Luciana,
A questão de vincular o QVW ao excel está fora do contexto deste tópico. Sugiro abrir uma nova discussão e ver como a comunidade pode ajudar.
Quanto anexar o texto xml, no canto superior direito da caixa que contem o texto tem um icone que permite fazer a copia do texto para a área de trabalho. Clique nele e depois cole o texto no comentário desta discussão.
Luciana, quando o Pablo falou abrir uma nova discussão, seria em outro tópico.
Caso queira abrir essa nova discussão sugiro seguir esse passo a passo.
Clique em Criar e depois Discussão na parte superior deste tópico, segue imagem:

Grato pela atenção.
Amigo
Agradeço a ajuda, porém não vi a necessidade de abrir nova discussão, venho pedindo ajuda a esta conexão a meses, o pablo vem tentando ajudar, porém me deparei com o problema de inteligar a tabela que tenho com a conexão.
Caso possa ajudar agradeço
Só falei oque o próprio Pablo solicitou:
Olá Luciana,
A questão de vincular o QVW ao excel está fora do contexto deste tópico. Sugiro abrir uma nova discussão e ver como a comunidade pode ajudar.
Só estou informando como criar uma nova discussão conforme o mesmo solicitou, pois fica difícil o restante da comunidade lhe ajudar, caso não estejam acompanhando este tópico.
Grato pela atenção.
OK Amigo, Não havia visto, me perdoe, agradeço a sua gentileza.
Em 21 de outubro de 2014 15:33, Paulo Dantas <qcwebmaster@qlikview.com>
escreveu:
Qlik Community <http://community.qlik.com/> Acessando o
WebService do Banco Central do Brasil
novo comentário de Paulo Dantas
<http://community.qlik.com/people/paulodantas13?et=watches.email.document_comment> Visualize
todos os comentários sobre este documento
<http://community.qlik.com/docs/DOC-7306?et=watches.email.document_comment#comment-22177>
Amigo Paulo
Me desculpe não havia visto o comentario do Pablo, além disso estou desesperada pela ajuda de todos, me perdoe, seu comentario foi muito util, terei mais atenção.![]()
Quando eu puder ajudar, tentarei.
Grato pela atenção.
Amigos
Coloquei o número de serie 4390 este que trata a taxa selic, ao carreagar os dados, apresenta erro, se alguem puder me orientar para que possa corrigir o problema.
Agradeço