Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Acessando o WebService do Banco Central do Brasil

Caros amigos da comunidade,

Esta aplicação demonstra como automatizar a extração de dados de series temporais do banco central através do webservice que eles disponibilizam de forma pública.

É possível extrair dados de uma série para um intervalo de datas, através da função getValoresSeriesXML.

O resultado da chamada SOAP é gravada em XML que depois é lido pelo comando LOAD do script. Com isso é possível gravar os dados em um QVD e reutilizar estes dados nas demais aplicações utilizadas na sua organização.

Para consumir o webservices, você precisa instalar a cadeia de certificados do Banco Central. que você encontra aqui www.bcb.gov.br/?CERTDIG

Baixe os certificados :

Certificado dos servidores Web do Banco Central

*.bcb.gov.br (2014)


Cadeia de confiança do certificado do Banco Central

  Cadeia de CAs de *.bcb.gov.br (2014)

A aplicação é de livre utilização.  Sugestão de melhorias são bem vindas.

Atualizado em 10/11/2014 - Corrigido bug no botão de carga de dados que não executava a macro de leitura do webservice.

Um abraço e bom divertimento,

Pablo Labbe

Labels (2)
30 Replies
Anonymous
Not applicable

Amigos

Já tentei inserir outras serie além da que existe 1, ele não aceita apreenta erro al carregar os dados, o XML RECEBIDO, não alterar as informações, indicando que aceita apenas aq serie 1.

Poderiam me orientar, caso tenha conseguido corrigir o problema.

Agradeço a todos os amigos da community.

Not applicable

Olá Pablo,

Baixei o qvw somente para conhecer, e obrigado pela contribuição, sou iniciante no qlik.

Valeu.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Olá Pessoal,

  Atualizei o documento corrigindo um problema no botão "carregar dados" que não executava a macro de chamada ao webservice. Eu havia implementado a chamada a função VB no script de carga, mas não sei porque não está funcionando mais. Não consegui identificar a causa.

Abraço,

Pablo Labbe

Anonymous
Not applicable

Amigo Lee

Poderia nos ajudar a verificar o motivo do problema, conforme mencionado pelo amigo Pablo.

Seria muito util a community as funcionalidades do acesso web service Banco central.

Agradeço

Anonymous
Not applicable

Amigo Pablo

Agradeço a ajuda, no meu caso necessito inserir por exemplo o dia 01/02/2002 a 31/10/2014(exemplo), onde terei a taxa selic acumulada nesse periodo.

A forma do resultado hoje criada, puxa os casos apenas dentro do ano 2014, tem como me orientar a corrigir, para que possa utilizar a conexão.

Agradeço desde já a ajuda.

Anonymous
Not applicable

Amigos

Poderiam me orientar a corrigir a conexão via web service.

Agradeço.

Anonymous
Not applicable

Amigos

Alguém conseguiu corrigir o problema, poderiam me ajudar...

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Oi Luciana,

  a App tinha um problema no botão que faz a carga, mas já foi corrigido. Faça o download novamente.

Abraço,

Pablo

Anonymous
Not applicable

Amigo Pablo

Refiz o download, o Problema persiste, não há parametros de combinação Preciso Tirar a taxa selic Acumulada Por Exemplo inicio dados 01/02/2000 A 31 OU 30 de Cada mes fazer ano vigente, sera que ESTA parametrizado Pará Realização desse Processo ???

Ao colocar dados ESTA, apresenta Erro, TEM como me socorre ??

Agradeço a Ajuda.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Luciana,

   A app vai mostrar os dados fornecidos tal como se gerados diretamente da pagina de webservices do Banco Central, sem nenhum cálculo adicional, pois ela se limita somente ao processo de extração.