Skip to main content
Announcements
See why Qlik is a Leader in the 2024 Gartner® Magic Quadrant™ for Analytics & BI Platforms. Download Now
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Adicionar filtro usando SetAnalysis já montado

Pessoal, blz?

Estou com uma dúvida que confesso não ter encontrado a palavra certa pra pesquisar direito.

Existe uma maneira de passar mais filtros a um SetAnalysis? Exemplo:

vAtendimento = Count({<TIPO_ATEND={1}>} %NR_ATENDIMENTO)

Se eu precisar fazer mais um filtro nessa expressão eu teria como eu fazer algo do tipo $(vAtendimento(CD_SETOR={10})) sem que eu eu precise criar outra Variável vAtendimentoSetor = Count({<TIPO_ATEND={1},CD_SETOR={10}>} %NR_ATENDIMENTO).

 

Não sei se me fiz entender, mas entenderam? kkkkkkk

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
4 Replies
RafaMartins
Creator II
Creator II

se você que contar os atendimentos onde o tipo é 1 e o setor é 10 o set que colocou no final [Count({<TIPO_ATEND={1},CD_SETOR={10}>} %NR_ATENDIMENTO)] já faz esse calculo, não sei se entendi o que precisa se aparentemente já tem a resposta.

LuizHenrique
Contributor II
Contributor II

Tenho uma medida em um de meus dashboards estruturada dessa forma:

 

SUM(IF(status_atual = 'Nova'
OR status_atual = 'Em Análise'
OR status_atual = 'Aguardando Autorização'
OR status_atual = 'Pausada'
OR status_atual = 'Pendente Cliente'
OR status_atual = 'Suspensa'
OR status_atual = 'Aguardando Informações',1,0))

Veja se pode te auxiliar. Veja que ao invés de usar o COUNT, usei o SUM, somando cada ocorrencia de "1" para os casos filtrados no IF.

mbrenzan
Contributor III
Contributor III
Author

É que assim @RafaMartins , A primeira expressão eu já uso em outros KPIs, contando tudo sem o setor. Agora preciso de um KPI que faça o mesmo calculo filtrando pelo setor, então não posso ter só o segundo set porque os KPIs que usam a expressão sem o setor vão ser impactadas.

Tipo, as formulas que eu citei são fictícias, mas imagina vc ter a variável abaixo:

Sum({<IE_PERIODO.COMPRAS_MATMED={'M'},
IE_MATERIAL_ESTOQUE={'S'},
TIPO={'COMPRAS'},
CD_GRUPO_MATERIAL-={15}>} If(Not IsNull(DS_GRUPO_MATERIAL),VL_COMPRA.COMPRAS_MATMED))

Agora imagina que eu preciso ter a mesma expressão sendo filtrada também pelo TIPO.CONSULTA_COMPRAS_MATMED = 'F'.

Eu não queria ter que criar outra variável só pra adicionar o filtro conforme abaixo:

Sum({<IE_PERIODO.COMPRAS_MATMED={'M'},
IE_MATERIAL_ESTOQUE={'S'},
TIPO={'COMPRAS'},
CD_GRUPO_MATERIAL-={15},
TIPO.CONSULTA_COMPRAS_MATMED={'F'}>} If(Not IsNull(DS_GRUPO_MATERIAL),VL_COMPRA.COMPRAS_MATMED))

Entende?

Se eu apenas colocar um filtro pra ele selecionar o campo, os outros KPIs também serão impactados, a ideia é ver um KPI com o resultado da primeira expressao e ver o outro com o resultado da segunda, não queria ter que criar pra isso 2 variaveis quase iguais pra calcular isso.

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
RafaMartins
Creator II
Creator II

Acredito que possa ser feito usando um aggr, más nunca usei dessa forma então teria que testar ai

Sum({<TIPO.CONSULTA_COMPRAS_MATMED={'F'}>}

                                                                                                          (Aggr($(vVariavel),TIPO.CONSULTA_COMPRAS_MATMED))

 

Sinceramente não sei se funciona, acho que o trabalho seria maior do que usar dois cálculos ...