Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Senhores, Boa tarde!
Estou com a seguinte situação que gostaria da orientação de você, de como podemos está resolvendo. Na minha modelagem eu consigo obter o valor do faturamento e da devolução correto somente se selecionar o código da venda, porém essa seleção manual pode ser falha, por isso gostaria de agrupa-lo criando um tipo único exemplo VE* = vendas e DV* = Devolução.
Obs: Eu estou utilizando a versão persional edition, caso alguém mande alguma coisa, por favor no formato txt.
Obrigado!!! e um Feliz Ano!!!!
Senhores,
Conseguir contornar a situação adicionando "IF" na extração da tabela TipoVenda conforme abaixo, sei que não é a melhor prática, mas atende no momento.
[TipoVenda]:
LOAD
me_cd as [Código da Venda],
me_ds as [Descrição Venda],
if (match(me_cd, 'VE01','VE50','VE25'), 'VDA PEÇAS BALCÃO',
if (match(me_cd, 'VE03','VE04'), 'VDA PEÇAS OFICINA',
if (match(me_cd, 'VE18'), 'NTI',
if (match(me_cd, 'VE22'), 'VDA MÃO DE OBRA',
if (match(me_cd, 'VE05'), 'VDA PEÇAS GARANTIA',
if (match(me_cd, 'DV01','DV04'), 'DEVOLUÇÃO')))))) as GrupoVendas;
Obrigado!
Se em todos casos sempre tiver VE ou DV no começo do código.
[TipoVenda]:
LOAD
me_ds as [Descrição Venda];
left([Código da Venda], 2) as tipo_venda
SELECT me_cd,me_ds
FROM tab_me;
STORE TipoVenda into ..\Temp\TipoVenda_$(vLoja).qvd(qvd);
DROP Table TipoVenda;
Edlazaro,
depende como querem, mas sempre que possível eu coloco a devolução como se fosse uma nota, mas com qtdes e valores negativos. Assim, quando dou um sum em um mês, já mostro com o valor emitido - devolução.
Nota:
LOAD
'NF' as Origem,
Nota_Nro,
Nota_Valor
From .....
concatenate
LOAD
'Devol.' as Origem,
Nro_Devol as Nota_Nro,
Devol_Valor * -1 as Nota_Valor
Uma ideia......dependendo do que querem não da para usar....
Eduardo,
Obrigado pela sua ajuda, mais não deu certo, na tabela eu tenho outros tipos de vendas, como RE, TS, etc, precisamos é agrupar de uma forma que eu possa selecionar "vendas" e ele só mostre quando selecionar Devolução ele mostre devolução.
Alessandro,
Na minha modelagem não tenho problema com a dimensão devolução, o que preciso é conseguir agrupar os tipos de vendas para facilitar a seleção durante a analise, veja no print que para eu obter o valor faturamento eu preciso selecionar os tipos de vendas, para o usuário final fica complicado.
Não sei se entendi muito bem, mas pelo que percebi, os dois primeiros digitos são iguais, dai vc poderia usar um load inline
outra forma é deixar um marcador pronto...
Desculpe a resposta sem uma solução especifica, mas não entendi muito bem o que vc precisa
Edlazaro,
de onde vem estes cogidos da venda não tem alguma informação que daria para usar para identificar o que é de venda (por exemplo, gera estatística, gera receita - titulo)?
Se não, um XLS com a relação dos códigos e um campo agrupador?
ex:
TipoMov:
LOAD * INLINE [
CODVENDA , TIPOMOV
DV01 , Devolução
DV02 , Devolução
VE01 , Venda
VE02 , Venda
VE03 , Venda
TS01 , Servico
];
Não seria mais fácil utilizar a TES ou CFOP da NF para criar um grupo de Faturamento Venda e Faturamento Devolução?
Bom dia!
Para ajudar na analise da minha situação, estou anexando o conteúdo das tabelas tipo vendas e fato(vendas) existente no banco de dados. Observe que o código e a descrição não é amigável para no processo de analise selecionar os tipos corretos para obter os valores, por isso da minha necessidade de agrupar de uma formar que na visualização só apareça o seguinte:
TipoVenda:
DV - Devolução
TS - Transferência
VE - Vendas
Obrigado!
Senhores,
Conseguir contornar a situação adicionando "IF" na extração da tabela TipoVenda conforme abaixo, sei que não é a melhor prática, mas atende no momento.
[TipoVenda]:
LOAD
me_ds as [Descrição Venda],
if (match(me_cd, 'VE01','VE50','VE25'), 'VDA PEÇAS BALCÃO',
if (match(me_cd, 'VE03','VE04'), 'VDA PEÇAS OFICINA',
if (match(me_cd, 'VE18'), 'NTI',
if (match(me_cd, 'VE22'), 'VDA MÃO DE OBRA',
if (match(me_cd, 'VE05'), 'VDA PEÇAS GARANTIA',
if (match(me_cd, 'DV01','DV04'), 'DEVOLUÇÃO')))))) as GrupoVendas;
Obrigado!