Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Alternativa para avg(total <campo>... ?

Bom dia pessoal, seguinte eu possuo uma tabela com uma coluna Market que pode ou não ser mostrada, ela está ligada a um botão onde você pode mostrar ou esconder ela. Ao deixar essa coluna ativa, você possui uma visão de Market por Market dos Produtos listados na tabela.

Possuo também um filtro Produto, onde você seleciona um produto a ser filtrado e a tabela irá mostrar todos os outros produtos, a quantidade de markets em comum entre o produto filtrado e o produto na tabela, a média do produto filtrado e a média do produto na tabela. O meu problema está justamente na média do produto filtrado, pois ao estar na visão geral dos markets (sem a coluna market ativa) eu não estou conseguindo calcular a média geral do produto filtrado identificando quais market em comum o produto listado na tabela tem em comum com o produto que eu filtrei. Eu preciso conseguir identificar, por exemplo que o produto filtrado e o produto na tabela possuem os markets 3, 10, 13 e 14, e calcular a média do meu produto filtrado baseado nas sales que ele teve nesses mesmos markets do produto na tabela.

Só para terem uma idéia de como a tabela está (visão geral dos markets)

Produtos       |  Count() dos Markets em comum  |  avg(sales) do Produto filtrado  |  avg(sales) dos produtos da primeira coluna

                                                                                                                                     da tabela (Prod 1, Prod 2...)

                                                                                                                                             

Prod 1                                 4                                                 45                                                        45

Prod 2                                 3                                                 45                                                        51

Prod 3                                 4                                                 45                                                        41

Prod 4                                 2                                                 45                                                        33


E a tabela com a coluna market ativa, aqui é onde se vê market por market dos produtos listados na tabela:


Produtos          |  Market  |  avg(sales) do Produto filtradoavg(sales) dos produtos da primeira coluna

                                                                                                           da tabela (Prod 1, Prod 2...)

                                                                                                                                             

Prod 1                      21              53                                                        41

Prod 1                      33              23                                                        48

Prod 1                      25              33                                                        38

Prod 1                      26              30                                                        40

Prod 2                      21              43                                                        40

Prod 2                      18              48                                                        40

Prod 2                      12              51                                                        40


Aqui é possivel ver a média das sales market por market tanto do produto selecionado, quanto do produto na tabela, esse cálculo está certo e não estou tendo problemas com ele, o meu problema é quando eu volto para a visão geral onde eu mostro somente o count() dos markets em comum e não consigo calcular a média geral corretamente do produto filtrado.


A minha fórmula que atualmente estou usando está assim, eu já tentei ela com aggr, set analysis e várias coisas, porém por enquanto essa é a fórmula que funciona:


Avg(TOTAL <Market>  {<Product={"$(=Product2)"}>} Sales)


Eu preciso de alguma alternativa para que funcione não só com a visão de market por market, mas também quando eu tiro essa coluna e tenho a visão geral. O cálculo market por market eu consegui através do TOTAL <Market>, eu estava tendo problemas nessa parte também porém esse total <market> me salvou, porém eu acredito que ele apesar de estar funcionando e calculando corretamente uma parte, quando se trata de calcular a média geral creio que o total é o problema, porém ainda não achei uma alternativa para ele e uma maneira de solucionar o meu problema.


Espero que tenha ficado claro a minha necessidade.


Desde já agradeço pela atenção.

3 Replies
offjunior
Creator
Creator

Boa tarde amigo!

Manda um arquivo QVW, pode ser com uma pequena gama de valores que na realidade você possui. Por que seu problema pode ser mais facilmente resolvido dessa forma.

Abraço!

Clever_Anjos
Employee
Employee

Avg(TOTAL <Market>  {<Product={"$(=Product2)"}>} Sales) tem sentido porque seu gráfico possui quebras.

Se você quer apenas o valor da média geral tente utilizar Avg (Sales)  se for considerar apenas os produtos selecionados

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu solucionar? Se sim, marque uma das respostas como "Correta" e nos ajude a manter os foruns organizados