Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa noite, colegas,
Sou novo no Qlik e sense e tenho dúvidas em relação ao cálculo de uma média, é o seguinte, eu tenho tabela carregada com numero populacional (anual) e um gasto(anual). Gostaria de tirar uma média para saber qual meu gasto per capita anual, alguém poderia me ajudar?
Boa noite Gabriel.
Acredito que uma forma tranquila de se fazer isso é vc criar um campo gastoPerCapita em seu script de carga, onde seria basicamente numeroPopulacional / gasto.
Após isso, basta vc criar uma measure mediaGasto = AVG(gastoPerCapita)
Bom, espero ter ajudado 😉
Tranquilo Gabriel, vamos lá 😉
Você provavelmente está lendo estes dados de alguma fonte (.csv, .xls, banco de dados ou tabela web) certo?
Então, esta leitura dos dados gera um script em seu arquivo .QVW, onde ele deve apresentar algo do tipo:
<nome_da_sua_tabela>:
LOAD
numeroPopulacional,
gasto
FROM <path>;
Então, quando me refiro em carga é justamente na declaração deste script (obs: estou contando com possibilidade de vc ter acesso ao modo de edição de script no arquivo QVW gerador das suas analises, certo?).
Sendo assim, basta você adicionar mais um campo nesta tabela, o que ficaria mais ou menos assim (digo isto, pois não sei o nome correto dos seus campos):
<nome_da_sua_tabela>: LOAD numeroPopulacional, gasto, gasto / numeroPopulacional as gastoPerCapita FROM <path>;
Obs: Após recarregar o seu arquivo .qvw (podes utilizar o botão recarregar, ou apenas CTRL + R), você poderá criar a sua measure (medida), ou seja, a expressão/fórmula em sua camada visual, ou mais conhecida como analises gráficas (pizza, barras, tabela, etc).
AVG(gastoPerCapita)
Se ficou ainda mais alguma dúvida não hesite em perguntar 😉
Vamos lá então... vc poderia dar mais detalhes do que não deu certo?