Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa tarde a todos.
Existe alguma forma de ponderar valores no QlikView? Algo do tipo SOMARPRODUTO() do Excel?
Tenho um relatório de Frete onde confronto o valor cobrado com a conformidade de uma tabela de valores pré-definida. Algo do tipo:
FILIAL | CLASSIFICAÇÃO | CIDADE | FRETE | VALOR TABELA | QTD_REGISTROS | TOTAL_FRETE_TABELA |
---|---|---|---|---|---|---|
3 | A | ANTONIO CARLOS | 20 | 40 | 1 | 40 |
3 | A | BIGUACU | 805 | 20 | 56 | 1120 |
3 | A | FLORIANOPOLIS | 485 | 20 | 35 | 700 |
3 | A | GOVERNADOR CELSO RAMOS | 231 | 40 | 12 | 480 |
3 | TOTAL | 1541 | 120 | 104 | 2340 |
Bom... Aí vão algumas considerações:
FILIAL, CLASSIFICAÇÃO e CIDADE são dimensões.
FRETE = SUM(VALOR_FRETE)
VALOR TABELA = SUM(VALOR_TABELA)
QTD_REGISTROS = COUNT(CLASSIFICAÇÃO)
TOTAL_FRETE_TABELA = VALOR TABELA * QTD_REGISTROS
Valor de frete eu pego direto do banco de dados.
Valor da tabela eu pego de uma base em excel.
Seria tudo tranquilo se apenas o SUM(VALOR_TABELA) somasse os registros existentes dentro do valor da base excel, mas por algum motivo isto não está acontecendo. Na verdade colocando a função SUM() ou não ele me tras o mesmo valor.
A alternativa que pensei foi então ponderar os valores como está na linha dos totais, mas não sei como ponderar isso no QlikView.
Se ao menos existisse uma fórmula como o somarvalores do excel.
Bom, era isso
Raphael,
Você já tentou esta expressão :
sum(VALOR TABELA * VALOR_FRETE) / sum(VALOR_FRETE)
Esta expressão calcula a média ponderada de VALOR_TABELA tendo como base VALOR_FRETE.
Att,
Pablo Labbe Ibaceta
Consultor Certificado Qlikview
Vision Gestão & Tecnologia
Pablo,
Tentei da forma que você me passou mas não deu certo
Vou incluir uma imagem da tabela para ter melhor noção do problema:=
Trata se de um indicador que avalia o frete cobrado x tabela de frete da empresa. Nele temos o valor cobrado de nossos clientes na coluna Frete. Na coluna Valor Tabela nos temos os valores puxados de uma tabela de preços de frete com base na classificação de peso e localidade. Esta tabela encontra-se em um arquivo .xlsx
Para somar o valor do frete eu utilizei a exepressão Sum(VALOR_FRETE), e para a coluna Valor Tabela Sum(VALOR_TABELA).
Para o resultado de frete o Qlikview está somando tudo certinho, mas para o Valor da tabela ele está apenas trazendo o valor unitário para determinada localidade com determinada classificação de peso. Ex: na figura acima para a Classificação E e cidade Biguaçú nos temos o valor da tabela em R$55,00, mas existiram duas notas para essa cidade. O correto era o Qlikview trazer o valor R$110,00.
Até fiz um count das notas e multipliquei pelo valor da tabela, mas quando chego nas dimensões CODFIL e CLASS_PESO os valores não batem, pois ele irá multiplicar a soma dos valores da tabela com o count de notas.
Por isso perguntei se daria para ponderar estes valores. Já estou quebrando cabeça a dias com este problema 😕
Estou enviando um QVW e o arquivo .xlsx para vcs darem uma olhada e ver ser há uma solução!
Desde já agradeço a colaboração de todos!