Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia Srs,
Estou com uma dificuldade em apresentar uma análise com período em semanas, já vi tópicos aqui no fórum mas em nenhum deles se encaixou o que eu precisava.
O cliente recebe produtos por peso, em tonelada.
Além de outras análises, eles precisam saber o peso médio recebido por semana de cada fornecedor, então seria algo como uma tabela:
Fornecedor | Semana1 | Semana2 | Semana3 | Semana4 | Semana5 |
---|---|---|---|---|---|
Fornecedor1 | 15TON | 18TON | 13TON | 24TON | 25TON |
Fornecedor2 | 24TON | 12TON | 13TON | ... | ... |
Fornecedor3 | 21TON | ... | ... | ... | ... |
Fornecedor4 | 22TON | ... | ... | ... | ... |
O que não estou conseguindo é criar essas colunas de semana. Acredito que seriam dimensões, correto? Mas como fazer para o sistema saber que do dia 1 ao 7 é a primeira semana e etc montando a tabela dessa forma?
Thiago,
você pode fazer com um gráfico tabela dinâmica.
Segue exemplo
Thiago,
normalmente uso a semana do ano ( week(Data) ).
Se quiser a semana do mês, a semana começa em um domingo ou como você colocou do dia 1 a 7 semana1,dia 8 a 14 Semana2 ,......?
Se for o primeiro caso, na carga
week(Data) as Semana
Se for o segundo caso, // semana 1,2,..... do mês, começando dia 1,depois 8,......
floor((day(Data )-1)/7)+1
Boa tarde Alessandro,
Seria da segunda forma, a semana do mês, iniciando no dia 1 ao 7 a primeira, depois 8 a 14 a segunda e etc...
Fiz da forma que falou, mas fiquei sem saber onde calcular a média do peso.
Comecei a utilizar o Qlik semana passada, a maior parte das analises que me pediram eu consegui fazer, mas eram todas com data certa, ou mensais, essa de semana que estou tendo dificuldade.
Thiago,
faz na carga, no script da carga. Assim, você vai usar o campo criado na dimensao.
Segue um modelo de exemplo....
Bom dia Alessandro,
O exemplo acima foi muito bom para conhecimento, obrigado.
Mas ainda não resolve.
Talvez eu tenha perguntado de forma errada. Preciso saber a semana do mês como disse, mas para usar como intervalo no cálculo da média do peso.
Para ficar no título da coluna, basta eu colocar "Semana1" como rótulo.
O que preciso é calcular a média do peso das entregas, apenas da primeira semana do mês, iniciando no dia 1 e terminando no dia 7.
Depois a média da segunda semana, do dia 8 ao 14, e assim por diante.
Acredito que teria que usar expressão de média, mas selecionar apenas essas entregas por semana que não sei como fazer.
Ficaria então em cada linha, a média de peso por fornecedor apenas da semana1, depois na segunda coluna da semana2, etc...
Então,
Se você cria um campo chamado semana na sua carga, ele vai te dar por exemplo do dia 1 a 7 seria o campo Semana com conteúdo = 1.
Assim, um avg(Valor) por exemplo te daria a média da semana, que poderia estar em uma dimensão.
No modelo que anexei como exemplo a semana está como dimensão. erias um modelo reduzido e embaralhado para colocar para te mostrar esta ideia?
Bom dia Alessandro,
Entendi a forma que você quis dizer, realmente se eu utilizar na carga acredito que daria certo.
Já vi exemplos até em videos dessa forma.
Mas estou usando uma conexão ODBC com SQL SELECT, que não me deixa utilizar a função week(data) no meio do select ao carregar.
Nenhum dos exemplo que vi, inclusive em videos demonstrava dessa forma, sempre com LOAD.
Thiago, basta você fazer uma re-leitura da tabela carregada, do banco, e trata-la com as funções do qlikview.
Exemplo01:
Tabela:
LOAD
CAMPO1,
CAMPO2,
Week(CAMPO3) as SEMANA;
SQL SELECT CAMPO1, CAMPO2, CAMPO3 FROM ..................;
Exemplo02:
Tabela:
SQL SELECT CAMPO1, CAMPO2, CAMPO3 FROM ..................;
Tabela2:
LOAD
CAMPO1,
CAMPO2,
Week(CAMPO3) as SEMANA
RESIDENT Tabela;
DROP TABLE Tabela;
Boa tarde,
Consegui fazer dessa forma, o problema era com relação a carregar no LOAD usando a tabela que havia criado através do SQL SELECT e depois exclui-la.
Agora ele criou realmente um campo para a semana do mês, com relação a isso, obrigado.
Só que quando coloco a semana do mês como dimensão a tabela está ficando assim:
Fornecedor | Semanas_Mes | Peso |
11121,18001 | ||
Fornecedor1 | 1 | 440,5000038 |
Fornecedor1 | 2 | 222,0699997 |
Fornecedor1 | 3 | 142,1200008 |
Fornecedor1 | 4 | 197,9099979 |
Fornecedor1 | 5 | 404,6399994 |
Fornecedor2 | 1 | 230,5500021 |
Fornecedor2 | 2 | 232,7100029 |
Fornecedor2 | 3 | 93,52000046 |
Fornecedor2 | 4 | 119,5900021 |
Fornecedor2 | 5 | 15,71000004 |
Fornecedor3 | 1 | 1033,010006 |
Fornecedor3 | 2 | 485,9199982 |
Fornecedor3 | 3 | 1058,229996 |
Fornecedor3 | 4 | 420,7999954 |
Eu precisava que ficasse dessa forma, com cada semana em 1 coluna:
Fornecedor | Semana1 | Semana2 | Semana3 | Semana4 | Semana5 |
---|---|---|---|---|---|
Fornecedor1 | 15TON | 18TON | 13TON | 24TON | 25TON |
Fornecedor2 | 24TON | 12TON | 13TON | ... | ... |
Fornecedor3 | 21TON | ... | ... | ... | ... |
Fornecedor4 | 22TON | ... | ... | ... | ... |
Thiago,
você pode fazer com um gráfico tabela dinâmica.
Segue exemplo