Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Prezados,
Tenho o seguinte problema:
Possuo um calendário fiscal onde:
Abril – 1
Maio – 2
Junho – 3
Julho – 4
Agosto – 5
Setembro – 6
Outubro – 7
Novembro – 8
Dezembro – 9
Janeiro – 10
Fevereiro – 11
Março – 12
Possuímos um sistema de forecast onde estimamos as quantidades que serão vendidas no mês atual e dos próximos 6 meses. Exemplo:
Forecast de maio/2015 terá valores de maio até novembro.
Forecast de junho/2015 terá valores de junho até dezembro.
Neste caso, junho por exemplo, possui valores nos dois forecast. Porem apenas o último valor me interessa, por ser o mais atual.
Preciso demonstrar em uma tabela dinâmica, os últimos valores de cada mês.
Tentei a seguinte expressão:
Sum({<MesForecast = {$(=Max(MesForecast))} >} Quantidade)
Onde MesForecast me retorna o mês fiscal numérico. Desta forma os valores de junho até dezembro retornaram corretamente, porem maioveio zerado, pois o mesmo não existe no forecast de junho. No caso do mês de maio, deveria retornar o valor do último forecast valido para este mês.
Sendo assim, tentei utilizar o segundo parâmetro da função Max, para que o retorno ficasse dinâmico.
=sum({<MesForecast ={$(=Max(MesForecast, Max(TOTAL MesForecast)-fMonth +1 ))} >} Quantidade)
Sendo que:
Max(TOTAL MesForecast) - Retorna 3
fMonth – O mês da dimensão. No caso de maio, retornaria 2
Então seria o mesmo que:
sum({<MesForecast ={$(=Max(MesForecast, 2))} >} Quantidade)
Deveria trazer o segundo maior valor para maio. Porem maio fica zerado enquanto junho traz os valores corretamente.
Pedro, disponibilize uma base de dados de teste
Yuri,
segue em anexo um exemplo.
Obrigado.
Já achou uma solução? Se sim, marque umas das respostas como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter o forum organizado.