Skip to main content
Announcements
Accelerate Your Success: Fuel your data and AI journey with the right services, delivered by our experts. Learn More
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
salomaojo
Contributor
Contributor

Gráfico de Árvore com clusters de coloração calculada método semáforo.

Pessoal, estou tentando criar uma gráfico de arvore que contem grupos, esses grupos passam por um conjunto de cálculos, como explicarei a seguir, e de acordo com o resultado dos cálculos eles receber uma cor (vermelho, amarelo ou verde). Segue um modelo:Gráfico de ÁrvoreGráfico de Árvore

Possuo uma tabela que tem os grupos por período, cada grupo possui um conjunto de categorias e cada categoria possui um conjunto (somatório de itens) de itens, este representado como Nr. de itens ilustração acima. Eu gostaria de frisar que os valores apresentados acima correspondem ao período atual. O período anterior só aparece para calculo de comparação.

Aqui começamos os cálculos, no período A (atual) temos uma quantidade de itens e outra qtd no período B (anterior). As qtds variam de tempos em tempos, assim, faço um calculo para saber se houve aumento ou redução das qtds entre os períodos. Logo em seguida passo os valores em % e uso a primeira regra de cor. Se resultado da diferença for = 0 então a cor desta informação será amarela (que está circulado na imagem acima), senão se for >= 1 a cor será verde, senão a cor será vermelha.

 

Calculo 1Calculo 1

Obtendo esse conjunto de cores vamos para o segundo cálculo.  Calculo 2Calculo 2

Há uma matriz para o cálculo 2 com colunas das categorias e cores, cada qual tem um peso. No resultado acima do primeiro calculo vemos que Retenção deu Verde e olhando para a matriz abaixo vemos que Retenção tem peso 2 e a cor Verde tem peso 3,5. Com esses valores eu os multiplico gerando o resultado 7. Faço igualzinho com as demais cores, obtendo 4 resultados. Depois tiro a média deles  gerando assim um outro resultado de  4,25 conforme tabela acima.

Agora chegamos finalmente no calculo da cor para ser representado no Gráfico de Árvore.O resultado da média acima eu o comparo numa lista abaixo, essa lista tem os valores e suas respectivas cores para representar no Gráfico de árvore.Tabela de cores para o GráficoTabela de cores para o Gráfico

 Vejam que o resultado foi 4,25 e na tabela a cor será Verde.

Pelo grande número de cálculos e registros resolvi fazer pelo script, mas estou apanhando a bessa rsrsrs. Alguém já fez algo semelhante? 

 

 

 

1 Reply
fernando_tonial
Employee
Employee

Olá,
Tem como colocar exemplo dos dados de origem e o QVF ou QVW.

Don't worry, be Qlik.
Tonial.

Don't Worry, be Qlik.