Skip to main content
Announcements
Join us on Sept. 17 to hear how our new GenAI Assistant empowers data professionals: REGISTER
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
RENIER85
Contributor II
Contributor II

Gráfico de Medidor

Olá pessoal, bom dia! 

Sou novo aqui na comunidade e também estou começando a aprender a utilizar o Qlik, portanto preciso da ajuda de vocês se possível. 

Estou criando um gráfico de medidor onde quero comparar o meu previsto x realizado, no entanto estou com duas duvidas, segue abaixo:

1) Gostaria que este gráfico trouxe-se de forma automática sempre quando a base fosse atualizada (sem utilizar um filtro do período) o meu valor do previsto x realizado correspondente ao mês atual. 

2) O gráfico só me permite colocar uma medida (pelo menos é o que eu percebi) nesta medida eu estou usando o valor da coluna correspondente ao "Previsto" e para fazer a comparação com o valor da coluna "Realizado" utilizei a opção "linha de referencia" e coloquei o valor "realizado" na função, no entanto gostaria de formatar este valor para mostrar apenas o valor em Milhões (Ex: 2,35M). É possível fazer isso ? 

Agradeço a atenção de todos .... aceito sugestões também se tiver uma opção mais fácil de fazer utilizando outro gráfico. 

 

1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Você pode colocar o Previsto X Realizado

 

2020-01-29 22_36_10-Qlik Sense Desktop.png

 

Neste exemplo, usei como podes ver na imagem acima uma expressão * 1.2.  Ali você colocaria o Previsto e na medida o realizado.

 

Sobre aparecer com o ano e mes atual, ai usas Set Analysis.

 

ex para pegar o Ano e Mes corrente

sum( {<[Nota - Ano Emissão]={"$(=year(Today()))"}, [Nota - Mes Emissão]={"$(=month(Today()))"}>} [Nota - Peso Liq.])

 

Então é colocar este Set Analysis adaptado aos seus campos e fazer no Realizado e Previsto.

 

 

 

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

9 Replies
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Boa tarde,

Vc está usando o QlikView ou QlikSense?

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
RENIER85
Contributor II
Contributor II
Author

Boa tarde. 

Estou usando o QlikSense

mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Infelizmente não consigo te ajudar, até tinha uma ideia de como resolver no QlikView, mas nunca tive contato com o Sense, então vai ser melhor aguardar alguem te responder.

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Dá pra dar uma ideia...

1) Gostaria que este gráfico trouxe-se de forma automática sempre quando a base fosse atualizada (sem utilizar um filtro do período) o meu valor do previsto x realizado correspondente ao mês atual.

No QlikView seria resolvido com Disparadores. Vc consegue Criar ações para quando abrir o App vc limpar todos os filtros, setar uma determinada aba, colocar o campo de Data Referencia (Mes) = Month(Today()) e de Data Referencia (Ano) = Year(Today()). Dessa forma independente do que fosse feito no indicador, quando abrir novamente ele vai limpar os filtros e setar Mes e Ano atual.

2) O gráfico só me permite colocar uma medida (pelo menos é o que eu percebi) nesta medida eu estou usando o valor da coluna correspondente ao "Previsto" e para fazer a comparação com o valor da coluna "Realizado" utilizei a opção "linha de referencia" e coloquei o valor "realizado" na função, no entanto gostaria de formatar este valor para mostrar apenas o valor em Milhões (Ex: 2,35M). É possível fazer isso ?

Aqui eu usaria o Grafico Combinado, colocaria dimensão de Mes/Ano e uma expressão somando o valor Realizado (Em barras). Na propriedade do gráfico conseguiria colocar uma Linha de Referência (Aba Apresentação) com o valor Previsto e Formataria o valor com alguma função, Talvez o próprio "Num", mas como nunca precisei usar confesso que não vou saber de cara, mas se procurar na net provavelmente vai encontrar.

Caso o Valor Previsto seja variável por mês, então eu usaria ainda grafico de barras, porém com duas expressões, uma somando o valor Realizado e a outra com o Valor Previsto (ambos em barras), assim ficaria uma barra ao lado da outra dando a noção do crescimento. Aí era só trabalhar nas cores. Ainda daria pra colocar uma terceira expressão do tipo Simbolo (pontos) com o % Realizado, Configuraria as duas barras para atuarem no eixo da esquerda e o Simbolo para o eixo da Direita, dessa maneira você conseguiria ter a noção de que quanto mais alta está seu Ponto, maior o percentual da meta atingido.

Mas isso no view, se der pra te dar uma ideia, as vezes tem como aplicar o conceito no Sense, mesmo que outra forma.

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

No esquema do símbolo vc pode usar tbm em vez de percentual da meta atingida, uma visão mais eficiente com a margem de lucro. Dessa forma você teria a visão de que, mesmo que sua meta seja atingida em 120% e tenha vendido muito no mês a Margem de lucro foi baixa, em contrapartida pode ter meses onde a meta não foi atingida, ou atingiu 100%, mas a margem de lucro foi bem maior, isso o ponto vai te indicar no grafico.

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Você pode colocar o Previsto X Realizado

 

2020-01-29 22_36_10-Qlik Sense Desktop.png

 

Neste exemplo, usei como podes ver na imagem acima uma expressão * 1.2.  Ali você colocaria o Previsto e na medida o realizado.

 

Sobre aparecer com o ano e mes atual, ai usas Set Analysis.

 

ex para pegar o Ano e Mes corrente

sum( {<[Nota - Ano Emissão]={"$(=year(Today()))"}, [Nota - Mes Emissão]={"$(=month(Today()))"}>} [Nota - Peso Liq.])

 

Então é colocar este Set Analysis adaptado aos seus campos e fazer no Realizado e Previsto.

 

 

 

furtado@farolbi.com.br
RENIER85
Contributor II
Contributor II
Author

Furtado, 

Obrigado pelo retorno, ficou bem claro ... no entanto por estar aprendendo a utilizar o Qlik, alguns termos linguísticos eu não entendo, sendo assim minha dúvida é: 

Quando você diz "usas Set Analysis.", onde exatamente seria este campo ? Onde eu iria digitar expressão que você mencionou abaixo ? 

Obrigado pela atenção.

 

RENIER85
Contributor II
Contributor II
Author

Obrigado pelas dicas .... estou tentando aplicar. 

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

O set analysis é usado para que a expressão retorne um valor sobre um data set diferente do selecionado.

Imagina você selecionar 2019 de um campo chamado ANO.

Então sum(Valor)  vai retornar a soma dos Valores do ANO=2019

Mas se eu quisesse comparar com um ano anterior poderia fazer

sum(  {<ANO={"=max(ANO)-1"}>}  Valor  )   que retornaria a soma dos valores do ANO=2018  (se o max(ANO) retorna 2019 -1 = 2018)

Este assunto renderia muita coisa.  O Help pode ajudar.

 

furtado@farolbi.com.br