Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
vandrecarlos
Contributor III
Contributor III

IF em Set Analysis

Pessoal, boa tarde!

Estou precisando criar uma medida no Set Analysis onde seja feito um cálculo considerando "x" campos se a data for anterior a 31/03/2019 e outros campos para caso a data selecionada for acima deste período.

Existe uma forma de fazer? 

Tentei usando um "IF" para ver se me retornava o valor, mas independente da data selecionada, me retorna o valor do "falso".

Outra dúvida, existe possibilidade de realizar operações complexas dentro do script? Para se for o caso, realizar a operação no script e pegar apenas o valor calculado dentro do aplicativo.

 

Obrigado desde já.

4 Replies
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Boa tarde,

Coloque um exemplo do set que usou e não deu certo, acredito que a explicação está meio vaga ainda para conseguirmos ajudar.
Quanto a possibilidade de realizar operações complexas no script, essa é a recomendação se voce estiver falando da camada de tratamento e não o script da própria aplicação.
O ideal é fazer todos os tratamentos "pesados" na camada de tratamento para que a aplicação só faça as operações básicas. Dá também para fazer algumas operações mais robustas via set analysis, mas a aplicação tende a ficar mais pesada.
Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
vandrecarlos
Contributor III
Contributor III
Author

A operação que quero fazer é basicamente o seguinte:

 

IF(Data<='31/03/2019', Cálculo de Margem GLPCA, Cálculo de Margem KONV)

 

Coloquei apenas o nome "cálculo de margem" para não descrever a fórmula, mas esta parte são expressões de cálculo que já foram desenvolvidas.

danilostochi
Creator II
Creator II

Boa tarde, veja se isso pode lhe atender.
=if(data < '01/02/2019',
sum({$<data = {"<$(='01/02/2019')"}>}campo),
sum({$<data = {">$(='01/02/2019')"}>}campo)
)
link útil:
https://community.qlik.com/t5/New-to-QlikView/greater-than-equal-to-or-less-than-equal-to-in-set-ana...
+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
vandrecarlos
Contributor III
Contributor III
Author

Danilo,

Dentro da sua fórmula você coloca data maior ou menor que '01/02/2019'.

Caso eu deixe dentro do meu SUM esta data imputada, ela não impedirá do meu filtro externo de data realizar a mudança de período?

Pois com base no período solicitado anteriormente pelo usuário que eu preciso decidir qual medida será exibida.

Creio que colocando estes dados de data menor ou maior que um determinado ponto irá ignorar a minha seleção externa, não?

Testei e não obtive sucesso.