Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Pessoal, bom dia.
Gostaria de deixar o mês inicial no gráfico da imagem abaixo como sendo o mês 09, pois utilizamos aqui na empresa o calendário francês.
Neste que tenho aqui, é o normal, do mês 1 ao 12...eu gostaria de deixar do mês 09 aos 08 do próximo ano.
É possível ?
Obrigado.
Bom dia Mateus
Nas propriedades do gráfico vá na aba classificar selecione a opção Expressão e no script Match(Mes, 09, 10, 11, 12, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08)
Fala Mateus,
No caso só para eu entender, quando chegar em setembro de 2017 já pula para janeiro de 2018 ?
Não entendi muito bem teu raciocínio.
Mas teve um projeto que eu trabalhei onde tive algo parecido, e fiz utilizando IF ()...
Mas me explica melhor que eu tento ajudar.
Oi Pablo, desculpa a confusão rsrs
é que é assim, aqui na empresa utilizamos o "ano francês" ou "ano agrícola"...o primeiro mês do ano seria setembro e o ultimo agosto do próximo ano...
Por ex, o ano francês de 2017/18 começou em setembro/17 e termina em agosto/18...
no gráfico eu gostaria que aparecessem assim a sequeência de meses:
09 10 11 12 01 02 03 04 05 06 07 08
hoje é o padrão:
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
Não sei se ficou claro rsrs
Muito obrigado pela ajuda.
Fala Mateus blz?
Veja esse tópico. Acredito que vá lhe ajudar muito (Fiscal Year).
Abraços!
Tem uma maneira relativamente fácil de fazer isso, mas não sei se vai te atender...
se TODOS os anos se inicia em setembro do ano anterior e termina em agosto do ano atual ... você pode usar isto...
Nada mais é do que você impor esta condição .. eu fiz rápido aqui e funcionou, ai você joga la na dimensão DATA que só vai retornar SE satisfazer os if's.
// Ano Anterior
monthstart(makedate(max(OrderYear)-1,'9','1'))
//Ano Atual
monthend(makedate(max(OrderYear),'8',day(1)))
Ai coloquei o MAX(ano) para pegar o maior ano e comparar sempre com o anterior, funciona bem assim..
Teria que fazer um IF na dimensão dizendo que a data tem que ser Maior ou igual que o makedate do ano anterior e menor ou igual que o make date do ano atual.. para fechar o período...
Talvez seja algo que você já tenha pensado, mas rapidamente é o que me veio em mente sem muita complexidade pensando em te ajudar... Ai você teria que usar isso a teu favor no teu modelo hahaha
Espero ter ajudado.
Mateus,
Talvez minha leitura tenha sido incorreta mas se o que você quer é definir como primeiro mês do ano o mês 9 talvez baste isso:
Na seção Main altere:
De:
SET FirstMonthOfYear=1;
Para
SET FirstMonthOfYear=9;
Pessoal, muito obrigado pela ajuda.
Contudo, ainda não consegui deixar como preciso...rsrs
Eu já tenho um campo que se chama "AnoFranês" e que está atrelado aos meses de cada ano, talvez seja por isso que não está dando certo...
Eu gostaria que apenas no gráfico apresentasse a legenda em baixo com o mês iniciando no 09...
Anexo tem o arquivo que estou criando. !
Muito obrigado mesmo pela ajuda de todos.
Isso não serviu pra você?
Não serviu =/
Eu faria assim !
MESFRANCES:
Mapping
LOAD * INLINE [
MES, ID
1,5
2,6
3,7
4,8
5,9