Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
girino777
Creator III
Creator III

Modelo Estrela ?

Boa Noite a Todos..!!

Tenho uma Tabela de fatos e diversas tabelas de dimensão formando o Modelo Estrela.

A minha dúvida é a seguinte:

As tabelas de dimensão são ligadas com a tabela de fatos com chaves compostas (2 ou mais campos).

Neste caso, como proceder para evitar as chaves sintéticas ? 

Segue um exemplo em anexo da maneira que estou fazendo, porém não sei se é a melhor alternativa. 

Muito Obrigado.

Renato

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Renato, a ideia é essa mesmo que você esta fazendo, criar um campo chave que é composto por todas essas dimensões para cada uma das tabelas que esta ligada a sua tabela do meio.

O modelo estrela é a melhor alternativa para se obter de uma aplicação seguindo as melhores práticas e também para garantir uma boa performance.

Observação: Não precisa repetir as variáveis de sistema em todas as abas, essas variáveis precisam ser declaradas somente uma vez no script.

Dicas:

Para criar esse campo chave, você pode simplesmente concatenatar os campos "&" ou então se utilizar de funções para simplificar o campo, como por exemplo o autonumber (autonumberhash e derivados). Qual a diferença? Bom, a função autonumber (e derivados) vai transformar o seu campo concatenado em um número, por exemplo, o registro: "Yuri|Jan/2014|SaoPaulo|QlikView" (concatenação de 4 campos) se tornará o valor 1 e isso tem um aumento muito bom na performance de usabilidade da aplicação.

View solution in original post

4 Replies
nicolett_yuri
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Renato, a ideia é essa mesmo que você esta fazendo, criar um campo chave que é composto por todas essas dimensões para cada uma das tabelas que esta ligada a sua tabela do meio.

O modelo estrela é a melhor alternativa para se obter de uma aplicação seguindo as melhores práticas e também para garantir uma boa performance.

Observação: Não precisa repetir as variáveis de sistema em todas as abas, essas variáveis precisam ser declaradas somente uma vez no script.

Dicas:

Para criar esse campo chave, você pode simplesmente concatenatar os campos "&" ou então se utilizar de funções para simplificar o campo, como por exemplo o autonumber (autonumberhash e derivados). Qual a diferença? Bom, a função autonumber (e derivados) vai transformar o seu campo concatenado em um número, por exemplo, o registro: "Yuri|Jan/2014|SaoPaulo|QlikView" (concatenação de 4 campos) se tornará o valor 1 e isso tem um aumento muito bom na performance de usabilidade da aplicação.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Segue alguns materiais, visto que a explicação seria um pouco longa para este horario (da minha parte claro.....).....

Alem destes posts...

Synthetic Keys

Data Modelling: Clarity vs. Speed

Att,

AMF

furtado@farolbi.com.br
girino777
Creator III
Creator III
Author

Bom Dia.!

Muito Obrigado..!! 

Renato

leandro_gocosta
Contributor III
Contributor III

Só para complementar este fluxograma me ajudou muito a resolver as minhas chaves sintéticas, altivez te ajude.