Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia a todos.
Tenho um problema. Tenho um relatório de vendas onde os gestores querem que, ao selecionar uma data específica(ex: a primeira terça-feira do ano) ela seja comparada com a primeira terça do ano passado.
Tenho os campos DTNOTA que é a data extraída diretamente do banco e depois tratei este dado separando o DIA, MES e ANO. Tentei com o SET ANALYSIS mas não consegui.
Tentei tmbm criando uma variável pegando a data e diminuindo por -364, mas não rolou também.
Aguém tem ideia do que possa ser feito para isso?
Desde já agradeço!
Olá Raphael,
Segue anexo o QVW alterado conforme a sua solicitação.
=Sum({$<ANO=, MES=, DIA=, DTNOTA={'$(=Date(DTNOTA-364,'DD/MM/YYYY'))'}>} VENDA)
Realmente a função parece estar errada, mas pelo que percebi esta correta.
Favor analisar.
Abraços.
Tonial.
cria um campo novo:
WeekDay(Data)
voce vai ter os dias da semana, aí pra pegar as primeiras terças.. me deixa pensar aqui..
Cara de uma olhada nas funções week() e weekday() no help... acho que pede lhe ajudar.
Bom dia
Não testei mas você pode tentar isto:
YearEnd( WeekDay(data de referencia),-12)
ou com set analysis
sum( {$<Ano = {$(#vÚltimoAno)}>} Vendas )
retorna as vendas do ano anterior em relação à seleção
atual. Aqui, uma variável vÚltimoAno contendo o ano
relevante é usada em uma expansão de sinal de dólar.
sum( {$<Ano = {$(#=Only(Ano)-1)}>} Vendas )
retorna as vendas do ano anterior em relação à seleção
atual. Aqui, uma expansão de sinal de dólar é usada para
calcular o ano anterior.
A sim, com a seleçao feita é só aplicar um set analysis que ele vai retornar o mesmo período do ano anterior.
=DD
eu faço dessa forma:
crio uma variavel:
nome variavel: vAnoAnterior
valor: =max(Ano)-1 ou = max(year(data))-1
depois no setanalysis:
=Sum({$< [Ano] = {$(vAnoAnterior)} >} [Valor])
acho mais organizado.. mas pode ser feito de outras formas.
* e claro, cria o campo weekday() pra ter tmb o filtro do dia da semana;
Eu fiz a função YearEnd( WeekDay(data de referencia),-12) mas me retornou uma data 31/12/1888 para a seleção de 02/01/2013.
Já para o set analysis ele retorna a venda do mesmo período do ano passado, mas o que eu quero é que ele compare com o mesmo dia da semana do ano passado. Ex: se seleciono dia 02/01/2013 (quarta) ele tem que me trazer a venda de 04/01/2012 (quarta), mas isso não está acontecendo.
Criei a expressão DAYNAME(DTNOTA-364)... Ela me retorna a data que eu quero, mas não sei como colocá-la em um set analysis para trazer as vendas do mesmo período.
Desde já agradeço o empenho de todos
Desta forma eu apenas consigo pegar o valor de vendas do mesmo dia do ano passado. Mas o que preciso é comparar o mesmo dia da mesma semana do ano passado.
já criei uma variável setando o dia, mas na hora de realizar a soma atrvés do set analysis ele simplemente não funciona.
Já estou batendo platinado com essa questão rsrsrsrs
Abs.
pois é cara.. depois que eu entendi o que tu queria que eu percebi a complicação.. mas deve ter um modo..
daqui a pouco alguem posta aí.
abs.
Olá Raphael,
Da mesma forma que você criou os campos Dia, Mês e Ano, crie dimensão com a função WeekDay, Week e etc.
No objeto na tela, use as duas dimensões, Dia da semana e Ano por exemplo, deixando ano por útimo, e a expressão que desejar.
Em um objeto gráfico de barras por exemplo, serão criadas barras comparando a segunda dimensão com a primeira.
Recomendo ainda a criação de um grupo cíclico para ser usado no lugar da primeira dimensão, assim, você pode escolher se quer comparar ano com mês, por dia, por .... o que quiser.
Se puder, anexa o QVW que facilita a ajuda.
Grane abraço.
Olá Rafael,
Faz assim:
=Sum({$<DTNOTA={'$(=Date(DTNOTA-364,'DD/MM/YYYY'))'}>} Valor)
isso no caso de selecionar a apenas no campo DTNOTA.
Caso selecione a data nos campos deparados com Ano, Mês e Dia faça assim:
=Sum({$<Ano=, Mês=, Dia=, DTNOTA={'$(=Date(DTNOTA-364,'DD/MM/YYYY'))'}>} Valor)
Abraços
Tonial.