Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Set Analysis

Olá,

sou iniciante ainda no QlikView, e estou com uma dúvida.

tenho um gráfico de tabela simples, com uma dimensão [medicamento], uma

das minhas expressões é para obter o consumo referente ao último mês de cada medicamento...

a expressão é essa:

sum( {$<mes = {$(=num(max( {$<ano = {'2006'}>} mes ),'00'))}>} CONSUMO)

a expressão funciona, porém na expressão ela acaba pegando o ultimo mês sem considerar a dimensão, utilizando o mes 11, para todos os medicamentos. ex:

medicamento | consumo ultimo mes

x sum( {$<mes = {'11'}>} CONSUMO)

y sum( {$<mes = {'11'}>} CONSUMO)

z sum( {$<mes = {'11'}>} CONSUMO)

(se eu seleciono apenas um medicamento, ele utiliza o mês certo, correspondente ao medicamento)

medicamento | consumo ultimo mes

x sum( {$<mes = {'08'}>} CONSUMO)

* criei uma nova coluna de teste apenas para mostrar o 'ultimo mes', e funcionou . expressão:

=num(max( {$<ano = {'2006'}>} mes ),'00')

ex:

medicamento | ultimo mes

x 08

y 07

z 11

a expressão num($(max( {$<ano = {'2006'}>} mes )),'00') funciona perfeitamente, porém dentro do sum() ela nao considera a dimensão. Alguém sabe como eu faço pra ele considera a dimensão?... tentei coloca o medicamento no sum() também, mais não deu certo

sum( {$<medicamento, mes = {$(=num(max( {$<ano = {'2006'}>} mes ),'00'))}>} CONSUMO)

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Support
Support

Rodrigo,

O set analysis é avaliado antes do cálculo do gráfico, não sendo executado a cada quebra de dimensão.

View solution in original post

2 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

eu tentei colocar o max( {$<ano = {'2006'}>} mes ) no script , porém não deu muito certo, a maioria dos valores vem NULL , apenas alguns meses que funcionam corretamente.

alguem teria alguma dica?? um outro modo de fazer isso derrepente...

Clever_Anjos
Support
Support

Rodrigo,

O set analysis é avaliado antes do cálculo do gráfico, não sendo executado a cada quebra de dimensão.