Skip to main content
Announcements
Accelerate Your Success: Fuel your data and AI journey with the right services, delivered by our experts. Learn More
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Orlando_Neto
Contributor II
Contributor II

Usando função AGGR

Olá meus amigos,

Estou fazendo um painel KPI que preciso ponderar o volume de vendas de por cliente, para depois aplicar o preço deste cliente e ao final chegar no preço ponderado total.

Pelo que pesquisei acredito que posso usar a função AGGR.

ClienteVolumePreçoPreço Ponderado
A50%105
B30%154,5
C20%204

O preço ponderado total ficaria em 13,5

A tabela acima ilustra o que gostaria de fazer, imagino que ficaria algo parecido com o código abaixo:

Sum(all aggr(Sum(Produto),Cliente/Sum(Produto)*Preço)

 

 

Ou seja, primeiro eu somo o volume de um cliente e divido pelo total (chegando na participação %) e depois eu aplico o preço. 

Alguém consegue me dar uma ajuda?

1 Solution

Accepted Solutions
RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom dia, o aggr é utilizado para criar uma tabela virtual, então você pode criar a mesma representação da tabela do seu exemplo acima utilizando essa expressão

sum(aggr(sum(Produto)/sum(total Produto)*[Preço],Cliente))

Note que o que e descrito nessa expressão é a representatividade por cliente sum(Produto)/sum(total Produto)

e ponderando o preço por essa representatividade, o Sum antes do aggr está somando o resultado disto tudo.

View solution in original post

2 Replies
RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom dia, o aggr é utilizado para criar uma tabela virtual, então você pode criar a mesma representação da tabela do seu exemplo acima utilizando essa expressão

sum(aggr(sum(Produto)/sum(total Produto)*[Preço],Cliente))

Note que o que e descrito nessa expressão é a representatividade por cliente sum(Produto)/sum(total Produto)

e ponderando o preço por essa representatividade, o Sum antes do aggr está somando o resultado disto tudo.

Orlando_Neto
Contributor II
Contributor II
Author

Obrigado Rafa!

Eu ja havia testado algo semelhante mas sem o 'total' e por esse motivo não estava conseguindo.

Muito obrigado mais uma vez!