Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá meus amigos,
Estou fazendo um painel KPI que preciso ponderar o volume de vendas de por cliente, para depois aplicar o preço deste cliente e ao final chegar no preço ponderado total.
Pelo que pesquisei acredito que posso usar a função AGGR.
Cliente | Volume | Preço | Preço Ponderado |
A | 50% | 10 | 5 |
B | 30% | 15 | 4,5 |
C | 20% | 20 | 4 |
O preço ponderado total ficaria em 13,5
A tabela acima ilustra o que gostaria de fazer, imagino que ficaria algo parecido com o código abaixo:
Sum(all aggr(Sum(Produto),Cliente/Sum(Produto)*Preço)
Ou seja, primeiro eu somo o volume de um cliente e divido pelo total (chegando na participação %) e depois eu aplico o preço.
Alguém consegue me dar uma ajuda?
Bom dia, o aggr é utilizado para criar uma tabela virtual, então você pode criar a mesma representação da tabela do seu exemplo acima utilizando essa expressão
sum(aggr(sum(Produto)/sum(total Produto)*[Preço],Cliente))
Note que o que e descrito nessa expressão é a representatividade por cliente sum(Produto)/sum(total Produto)
e ponderando o preço por essa representatividade, o Sum antes do aggr está somando o resultado disto tudo.
Bom dia, o aggr é utilizado para criar uma tabela virtual, então você pode criar a mesma representação da tabela do seu exemplo acima utilizando essa expressão
sum(aggr(sum(Produto)/sum(total Produto)*[Preço],Cliente))
Note que o que e descrito nessa expressão é a representatividade por cliente sum(Produto)/sum(total Produto)
e ponderando o preço por essa representatividade, o Sum antes do aggr está somando o resultado disto tudo.
Obrigado Rafa!
Eu ja havia testado algo semelhante mas sem o 'total' e por esse motivo não estava conseguindo.
Muito obrigado mais uma vez!