Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

VBScript ou JScript? Macro vai morrer?

Olá!

Estou querendo me aprofundar mais no QlikView e quero aprender ou JScript ou VBScript... mas pesquisando li que é uma tendência Macros deixarem de existir! É verdade? Qual a alternativa? Qual das linguagens é mais indicada? Inclusive rodando no server?

Muito obrigado,

Marcos Caio

Labels (5)
4 Replies
nicolett_yuri
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Sim, essa é uma promessa da Qlik desde a versão 10 e provavelmente vai ocorrer logo, até porque o QlikSense não possui mais macros.

A alternativa são as extensions.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Caio.

A utilização destas linguagens dentro do QlikView era utilizada apenas para algumas funcionalidades que a ferramenta não possuía, mas que para o mundo dos negócios era necessária.

Um exemplo que posso te dar é a distribuição de reports por email, que antigamente era feito através de macros. Hoje em dia temos ferramentas para isso como o NPrinting, ou a utilização do Publisher que automatiza estas tarefas.

Sem contar que a própria Qlik condena a utilização destes recursos, por que na maioria dos casos afetam a performance da aplicação.

Bom, espero ter ajudado!

Not applicable
Author

Obrigado Yuri!

Pelo pouco que li as extensions são escritas com jabascript, é isso?

Abraços e obrigado novamente!

Clever_Anjos
Support
Support

Já achou uma solução? Se sim, marque umas das respostas como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter o forum organizado.