Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Pessoal, boa tarde!
Estou precisando criar uma medida no meu Set Analysis onde eu possa pegar todas quantidades faturadas de material num período anterior a minha data selecionada.
Segue fórmula base:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
//QUANTIDADE DE ITENS FATURADOS
(
SUM({<[Tipo documento de faturamento - (VBRK-FKART)]={'F2B','ZBON'},
[Data doc.faturamento p/índice de docs.faturamto.e impressão - (VBRK-FKDAT)]=Data,
[Estorno Faturamento - FLAG - (VBRK-FKSTO)]={' '}>}
[Quantidade faturada efetivamente - (VBRP-FKIMG/VRKME)])
)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como consigo encaixar na fórmula que ao selecionar o filtro de "Data" o mesmo me traga valores de outro período? Podendo ser em dias,no caso para cálculo de 30, 60, 90, dias anteriores ao período selecionado.
Tentei colocar a seguinte expressão dentro do SetAnalysis:
Data={DATE(DATE#(Data,'DD/MM/YYYY')-30,'DD/MM/YYYY')}
Porém me retorna que contém erro de fórmula.
Alguém consegue me ajudar? Obrigado!
crie um exemplo com load * inline, mas tenho quase certeza que isso pode lhe atender...
Você pode passar um período >= <=
=sum({$<data = {">=$(=MonthStart(Max(data),-2))<=$(=MonthEnd(Max(data),-2)))"}>}valor)
conforme sua necessidade, vai implementando -2 para -1 (menos um mês)
Obrigado pelo seu reply, testei sua fórmula, fazendo umas pequenas modificações (reordenando dentro do Set Analysis) e colocando meus campos necessários e funcionou.
Minha fórmula ficou assim:
(
SUM({<
[Data doc.faturamento p/índice de docs.faturamto.e impressão - (VBRK-FKDAT)]=Data,
[Data doc.faturamento p/índice de docs.faturamto.e impressão - (VBRK-FKDAT)]={">=$(=MonthStart(Max(Data),-3))<=$(=MonthEnd(Max(Data),-1))"},
Data={">=$(=MonthStart(Max(Data),-3))<=$(=MonthEnd(Max(Data),-1))"},
[Tipo documento de faturamento - (VBRK-FKART)]={'F2B','ZBON'},
)
Muito obrigado a todos!
Boa tarde,
Tente usar o modificador $1 no set, na teoria ele retorna o valor anterior ao da seleção, se selecionar 2019 ele retorna 2018.
Boa tarde, Rafael!
Este comando não me ajuda, pois seleciono data como Dia/Mês/Ano.
E para o período anterior, eu preciso defini-lo em 3, 6, 9 ou até 12 meses a data de análise inicial, entendeu?
Boa tarde,
tendo os seguintes dados:
dados:
LOAD * INLINE [
id, nome, data, valor
1, nome1, 01/01/2018, 10
2, nome2, 01/02/2018, 20
3, nome3, 13/02/2018, 30
4, nome4, 15/02/2018, 40
5, nome5, 15/02/2019, 50
6, nome6, 20/03/2019, 60
7, nome7, 22/04/2019, 70
8, nome8, 23/04/2019, 80
9, nome9, 24/04/2019, 90
];
=sum({1<data = {"$(=date(max(data)-1))"}>}valor) //retorna a seleção -1 dia, caso queira meses procure algo //relacionado a MonthStart()
Agora se você tiver períodos furados de dadas exemplo:
6, nome6, 20/03/2019, 60
7, nome7, 22/04/2019, 70
Para que seja considerado a seleção anterior a melhor alternativa seria utilizar a função =Peek() no script de cargas
dados:
LOAD Peek(data) as data_anterior, * INLINE [
id, nome, data, valor
1, nome1, 01/01/2018, 10
2, nome2, 01/02/2018, 20
3, nome3, 13/02/2018, 30
4, nome4, 15/02/2018, 40
5, nome5, 15/02/2019, 50
6, nome6, 20/03/2019, 60
7, nome7, 22/04/2019, 70
8, nome8, 23/04/2019, 80
9, nome9, 24/04/2019, 90
10, nome10, 28/04/2019, 100
];
=sum({$<data = {"$(=max(date(data_anterior)))"}>}valor) //objeto de texto
@danilostochi Boa tarde! Obrigado pela resposta.
Mas no meu caso, utilizo data calendário, ou seja, tenho todos os dias do ano disponíveis no meu filtro, uma vez que defino a minha data de documento de faturamento = data calendário.
O que eu preciso fazer é uma média de consumo, por exemplo.
Tenho 5.700 peças de um item faturadas em Dezembro/18 e gostaria de saber qual a média de consumo nos últimos 3 meses (Novembro/18, Outubro/18, Setembro/18), entendeu?
Caso eu altere meu período para Outubro/18, a minha média deveria ser dos meses (Setembro/18, Agosto/18, Julho/18).
Boa tarde!
Tenta o seguinte:
(
SUM({<Data={">=$(=MonthStart(Max(Data),-3))<=$(=Max(Data))"},[Tipo documento de faturamento - (VBRK-FKART)]={'F2B','ZBON'},
)
crie um exemplo com load * inline, mas tenho quase certeza que isso pode lhe atender...
Você pode passar um período >= <=
=sum({$<data = {">=$(=MonthStart(Max(data),-2))<=$(=MonthEnd(Max(data),-2)))"}>}valor)
conforme sua necessidade, vai implementando -2 para -1 (menos um mês)
Obrigado pelo seu reply, testei sua fórmula, fazendo umas pequenas modificações (reordenando dentro do Set Analysis) e colocando meus campos necessários e funcionou.
Minha fórmula ficou assim:
(
SUM({<
[Data doc.faturamento p/índice de docs.faturamto.e impressão - (VBRK-FKDAT)]={">=$(=MonthStart(Max(Data),-3))<=$(=MonthEnd(Max(Data),-1))"},
Data={">=$(=MonthStart(Max(Data),-3))<=$(=MonthEnd(Max(Data),-1))"},
[Tipo documento de faturamento - (VBRK-FKART)]={'F2B','ZBON'},
)
Muito obrigado a todos!
Eu te passei o caminho das pedras, mas a ideia é a mesma poderia marcar como solução tal indicação, pois foi útil.