- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
puxar um SQL pronto para o Qlikview com números decimais e não inteiros!!
Bom dia,
estou enfrentando um problema relacionado números inteiros, tenho uma base de dados com um SQL pronto de outros software, quando eu realizo a busca ele retornar as informações referente a todos os números de forma decimal, entretanto em outros Software, exemplo, PL, no Excel e no Power BI, porém quando eu executo o Script no Qlikview ele me retornar os valores de 3 colunas em números inteiro, entretanto eu preciso que me retorne em valores com casas decimais
enfatizando que já realizei testes com esse parâmetro
SET NumFormat='#.##0,00';
e varios ouros formatos, porém ele não me retornar com valores decimais de nenhuma forma,
por fim para exemplificar, quero transformar o meu arquivo QVW em um QVD para depois conseguir transformar em CSV, porém quando eu realizo o ultimo extrator no CSV ele fica com os números inteiros, já tentei inúmeras formar, porém não consigo solucionar esse problema
alguém poderia me ajudar,
segue o SQL com os parâmetros
SELECT
fatura,
CGC,
nome,
m.ano,
m.mes,
SUM(m.margem_calculada) / SUM(m.valor_total) AS perc_mc_total,
SUM(m.margem_apurada) / SUM(m.valor_total) AS perc_mc_apurada, sum (valor_total) valor_total,
sum(m.margem_apurada) margem_apurada
FROM (
SELECT
TO_NUMBER(TO_CHAR(n.dt_emissao, 'yyyy')) AS ano,
TO_NUMBER(TO_CHAR(n.dt_emissao, 'mm')) AS mes,
n.numreg,
cgc,
nome,
fatura,
n.valor_total,
SUM(n.margem_calculada) AS margem_calculada,
SUM(n.margem_apurada) AS margem_apurada
FROM (
SELECT
a.numreg,
a.fatura,
a.cgc,
f.nome,
a.operacao,
a.dt_emissao,
a.valor_total,
b.produto,
b.cor,
b.gtam,
e.representante,
(NVL(b.qtde1, 0) + NVL(b.qtde2, 0) + NVL(b.qtde3, 0) +
NVL(b.qtde4, 0) + NVL(b.qtde5, 0) + NVL(b.qtde6, 0) +
NVL(b.qtde7, 0) + NVL(b.qtde8, 0) + NVL(b.qtde9, 0) +
NVL(b.qtde10, 0) + NVL(b.qtde11, 0) +
NVL(b.qtde12, 0) + NVL(b.qtdeu, 0)) AS qtde,
e.preco_liquido,
e.perc_mc,
e.perc_mc_apr,
NVL(b.qtde12, 0) + NVL(b.qtdeu, 0)) * e.preco_liquido *
e.perc_mc / 100 AS margem_calculada,
e.perc_mc_apr / 100 AS margem_apurada
FROM vestis21.movfat a
INNER JOIN vestis21.pedfat b ON a.numreg = b.numreg_movfat
INNER JOIN vestis21.cadmat c ON b.produto = c.produto
INNER JOIN vestis21.linha d ON c.linha = d.linha
INNER JOIN vestis21.v_vendas_1 e ON b.pedido = e.numero
AND b.produto = e.produto
AND b.gtam = e.gtam
AND b.cor = e.cor
INNER JOIN vestis21.parceiro f ON a.cgc = f.cgc
WHERE a.prod_mat = 'P'
AND NVL(e.expurgar, 'F') = 'F'
AND vestis21.financeiro.PossuiDuplicata(a.numreg) = 'T'
AND d.negocio = 'F'
UNION ALL
SELECT
a.numreg,
a.fatura,
a.cgc,
f.nome,
a.operacao,
a.dt_emissao,
a.valor_total,
b.produto,
b.cor,
b.gtam,
e.representante,
NVL(b.qtde12, 0) + NVL(b.qtdeu, 0)) AS qtde,
e.preco_liquido,
e.perc_mc,
e.perc_mc_apr,
e.perc_mc / 100 AS margem_calculada,
e.perc_mc_apr / 100 AS margem_apurada
FROM vestis05.movfat a
INNER JOIN vestis05.pedfat b ON a.numreg = b.numreg_movfat
INNER JOIN vestis05.cadmat c ON b.produto = c.produto
INNER JOIN vestis05.linha d ON c.linha = d.linha
INNER JOIN vestis05.v_vendas_1 e ON b.pedido = e.numero
AND b.produto = e.produto
AND b.gtam = e.gtam
AND b.cor = e.cor
INNER JOIN vestis05.parceiro f ON a.cgc = f.cgc
WHERE a.prod_mat = 'P'
AND NVL(e.expurgar, 'F') = 'F'
AND vestis05.financeiro.PossuiDuplicata(a.numreg) = 'T'
AND d.negocio = 'F'
) n
GROUP BY TO_NUMBER(TO_CHAR(n.dt_emissao, 'yyyy')), TO_NUMBER(TO_CHAR(n.dt_emissao, 'mm')), fatura, cgc, nome, n.numreg, n.valor_total
) m
GROUP BY fatura, CGC, nome, m.ano, m.mes;
Por fim as colunas que precisam ser realizadas em numero decimal são
PERC_MC_TOTAL
PERC_MC_APURADA
VALOR_TOTAL
MARGEM_APURADA
Muito obrigado!!
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
Bom dia @AlissonPanstein,
A primeira coisa que você tem que estudar é entender como o Qlik está interpretando os seus valores. Abra o Data Model do seu QVW, clique com o botão direito em cima da coluna que você está investigando e veja as tags. No meu exemplo, a minha coluna Valor % está sendo interpretada como texto mas desejo que os valores sejam convertidos para numerico.
Repare no alinhamento dos valores a esquerda, significando que são textos.
Valores alinhados a direita significam valores numéricos, como a coluna Matrícula.
No meu caso, eu preciso informar pro Qlik quais são meus separadores de milhar e decimais. Depois disso ajustado, eu apenas mudo a formatação da minha coluna usando a função Num:
Aqui são os valores salvos no CSV:
Segue o código caso precise:
SET ThousandSep='.'; SET DecimalSep=','; SET MoneyThousandSep='.'; SET MoneyDecimalSep=','; SET MoneyFormat='$#.##0,00;-$#.##0,00'; SET TimeFormat='h:mm:ss TT'; SET DateFormat='M/D/YYYY'; SET TimestampFormat='M/D/YYYY h:mm:ss[.fff] TT'; SET FirstWeekDay=6; SET BrokenWeeks=1; SET ReferenceDay=0; SET FirstMonthOfYear=1; SET CollationLocale='en-US'; SET MonthNames='Jan;Feb;Mar;Apr;May;Jun;Jul;Aug;Sep;Oct;Nov;Dec'; SET LongMonthNames='January;February;March;April;May;June;July;August;September;October;November;December'; SET DayNames='Mon;Tue;Wed;Thu;Fri;Sat;Sun'; SET LongDayNames='Monday;Tuesday;Wednesday;Thursday;Friday;Saturday;Sunday'; Temp: LOAD Matrícula, [Valor %], Num([Valor Int],'#.##0,00') AS [Valor Int], [Valor Liq. Dep.] FROM [C:\Users\marcosta\Downloads\Fatura 20_01_2014.xlsx] (ooxml, embedded labels, table is Sheet1); STORE Temp INTO [C:\Users\marcosta\Downloads\Fatura 20_01_2014.csv](txt); Exit Script;
Read more at Data Voyagers - datavoyagers.net
Follow me on my LinkedIn | Know IPC Global at ipc-global.com
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
Fiz essa alterações, mas o problema persiste,
veja como está na tabela
ela já está lendo as informações como numero, o problema é que não está identificando as casas decimais, de todas essas colunas descrita abaixo,
PERC_MC_TOTAL;
PERC_MC_APURADA;
TOTAL_VALUE;
MARGEM_APURADA;
observe como estão as colunas quando carregadas no Script,
percebe que todas as colunas estão apenas com os números inteiros, por outro lado, eu já realizei teste e consegui colocar esse parâmetros com as casas decimais, porém ela gera um erro de syntax, segue abaixo o erro juntamente com o parâmetro que eu consigo realizar essa atividade neste mesmo Script
quando eu confirmo o erro ele terminar de executar o script, e realiza a atividade como esperado, porém acontece esse erro, no SET que eu utilizei para realizar essa tarefa, apresentado abaixo:
olha como ficou minhas colunas após isso da maneira como eu espero que fique, porém preciso retirar esse erro, ele apresenta todos os valores em formato numérico e decimais,
por fim quando eu ajusto a Syntax "=" que o software Qlikview diz estar errada ele não apresentar os valores como números decimais e retorna os números inteiros
ao fim o objetivo desta atividade é criar um QVD ou um CSV deste arquivo, porém os números precisam estar em formato decimal,
consegue me ajudar nessa situação, o que eu deveria fazer para resolver isso ?
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
Sua sintaxe no SET ali não está correta.
Pra alterar a formatação dos seus números você terá que usar a função NUM e especificar o formato que você deseja que o QlikView aplique nos valores dos seus campos.
Fiz uma versão do código com uma variável com meu formato desejado e adicionei uns valores negativos também para testar o código:
SET ThousandSep='.'; SET DecimalSep=','; SET MoneyThousandSep='.'; SET MoneyDecimalSep=','; SET MoneyFormat='$#.##0,00;-$#.##0,00'; SET TimeFormat='h:mm:ss TT'; SET DateFormat='M/D/YYYY'; SET TimestampFormat='M/D/YYYY h:mm:ss[.fff] TT'; SET FirstWeekDay=6; SET BrokenWeeks=1; SET ReferenceDay=0; SET FirstMonthOfYear=1; SET CollationLocale='en-US'; SET MonthNames='Jan;Feb;Mar;Apr;May;Jun;Jul;Aug;Sep;Oct;Nov;Dec'; SET LongMonthNames='January;February;March;April;May;June;July;August;September;October;November;December'; SET DayNames='Mon;Tue;Wed;Thu;Fri;Sat;Sun'; SET LongDayNames='Monday;Tuesday;Wednesday;Thursday;Friday;Saturday;Sunday'; SET NumFormat = '#.##0,00'; Temp: LOAD Matrícula, [Valor %], Num([Valor Int],'$(NumFormat)') AS [Valor Int], Num([Valor Int]*(-1000),'$(NumFormat)') AS [Valor Int Negativo], [Valor Liq. Dep.] FROM [C:\Users\marcosta\Downloads\Fatura 20_01_2014.xlsx] (ooxml, embedded labels, table is Sheet1);
Olhe o resultado:
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
Executei o Script com a Syntax correta conforme você falou, já havia feito essa alteração anteriormente e os valores retornaram como números inteiros novamente
por fim aplicando o LOAD no final do SQL e puxando apenas as colunas que eu necessito que sejam alteradas para números decimais os valores continuam retornando como números inteiros,
não sei mais como prosseguir referente a essa situação o Qlik não consegue transformar utilizando apenas esse parametro definido por SET NumFormat = '#.##0,00'; conforme você havia comentado,
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
Seu código parece que esta faltando algo. Você consegue colocar ele aqui na íntegra?
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
claro, segue o código na integra, eu não sei sinceramente o que está de errado neste código, já revisei umas 3 vezes e não consigo encontrar o problema!!
------------ Abaixo está o LOAD conforme havia comentado com você------------------
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
Eu não consigo testar aqui no meu lado, mas tente esse código. Use ele na integra caso contrário alguma parte de outro código pode atrapalhar esse script.