Skip to main content
Announcements
SYSTEM MAINTENANCE: Thurs., Sept. 19, 1 AM ET, Platform will be unavailable for approx. 60 minutes.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Vinijdc
Contributor
Contributor

Como fazer KPI de comparativo calcular de acordo com o filtro selecionado

Olá!

Sou novo na área de análise e Qlik Sense, estou com um pouco de dificuldade em desenvolver uma lógica que seja dependente do filtro que o usuário selecionar.

Tenho o campo DATA_EMISSAO e NUMERO para calcular a quantidade de Cheques lançados num determinado período para fazer um comparativo com o mesmo período do mês anterior. Como o mês atual ainda não finalizou, para isso desenvolvi essa lógica:

count(
{< DATA_EMISSAO = {">=$(=monthstart(today()))<$(=today())"} >}
NUMERO)

/

count(
{< DATA_EMISSAO = {">=$(=monthstart(today(),-1))<$(=date(addmonths(today(),-1)))"} >}
NUMERO)
-1)

Ele conta a quantidade de (NUMERO) de cheques do início desse mês até a data de ontem, divide pela quantidade de cheques do mesmo período do mês anterior, diminui 1 para ter o comparativo em porcentagem. FEITO.

Porém quando eu seleciono por exemplo outro mês no meu filtro que é NOME_ANO_MES_EXT, ele não calcula e retorna um traço. Eu gostaria que pra cada mês que eu selecionar, ele faça um comparativo desse mês selecionado com o mês anterior (nesse caso meses que já terminaram), por esse motivo pensei em fazer uma condição com IF para os filtros, onde se ele não obedecer o IF, vai fazer o cálculo do mês atual e se eu selecionar algo, vai fazer outro cálculo.

Alguém poderia me ajudar por favor?

Labels (2)
0 Replies