Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
leonardo_sudo
Contributor III
Contributor III

Modelo Tabela Principal x Tabela de Movimentos

Bom dia pessoal,

Estou modelando um processo, e me deparei com a seguinte situação:

Tenho uma tabela principal e uma segunda tabela de histórico da tabela principal.  Bom, na verdade

são as movimentações realizadas. Ex: Pagamentos realizados, estornos, descontos...etc. Como ficaria

o modelo de dados nesse caso?  (Se utilizo o Inner,  terei problemas em obter o Valor total da tabela

principal, pois os valores multiplicariam por 'n', ocorrencias  da tabela de movimentos).

 

Grato

1 Solution

Accepted Solutions
Wlad_Masi
Employee
Employee

Eu manteria o modelo com duas tabelas, pois elas tem propósitos diferentes.
To help users find verified answers, please don't forget to mark a correct resolution or answer to your problem or question as correct.

View solution in original post

15 Replies
danilostochi
Creator II
Creator II

left join?
+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
Wlad_Masi
Employee
Employee

Eu não vejo problema algum em ter uma única tabela com histórico e dado atual.
Quando fizer o total você apenas precisa definir na sua expression o que você quer considerar no total, exemplo: Somatória total de pagamentos para o ano de 2019. Sendo assim você desconsidera o histórico para o calculo do total.
To help users find verified answers, please don't forget to mark a correct resolution or answer to your problem or question as correct.
leonardo_sudo
Contributor III
Contributor III
Author

Oi Danilo,

Mas nesses casos que existam tabelas de movimentos, é certo fazer join com a tabela principal?

 

guisato001
Contributor III
Contributor III

Se a tabela que possuir o histórico já possuir a tabela principal, não precisa relacionar. Você poderia usar apenas a de histórico. 
Existe algum dado da Principal que não tem no histórico da principal?

leonardo_sudo
Contributor III
Contributor III
Author

Tem sim! Vários campos.
E existe mais umas duas tabelas debaixo da Histórico ( Que na verdade é uma tabela de movimentos), separando ainda mais os valores por conta contabil e centro de custo.
leonardo_sudo
Contributor III
Contributor III
Author

Oi Wlad, bom dia.

Porém, para todos outros campos também precisaria tratar via váriaveis né? - pois

a idéia era disponibilizar para que o usuário criasse suas visões também.
danilostochi
Creator II
Creator II

Acho que neste caso se entendi bem usaria o "concatenate" ?, tente postar um exemplo de dados
+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
Wlad_Masi
Employee
Employee

Você teria a estrutura das tabelas pra gente ver?
Você deve ter algum campo de ID da transação, por exemplo, que poderia ser usado para ligar as tabelas.
To help users find verified answers, please don't forget to mark a correct resolution or answer to your problem or question as correct.
Gustavo
Contributor II
Contributor II

Olá, você tentou o left keep?