Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Qlik and ServiceNow Partner to Bring Trusted Enterprise Context into AI-Powered Workflows. Learn More!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
AdminLoghaus
Contributor II
Contributor II

Clientes Ativos Acumulados 12 meses

Olá!
Estou trabalhando em uma aplicação, uma das informações que estou tentando colocar em um dashboard é clientes ativos, mas acumulados em 12 meses, distinguindo clientes que fizeram pedido mais de uma vez nesse período. Todos os clientes que fizeram pelo menos 1 compra nos últimos 12 meses (acumulado 12m) independentemente de terem comprado no mês.
Essas informações são separadas por AnoMês, ou seja, em Jan 2024 temos um total de 435.956 Clientes Ativos. Gostaria de fazer isso em expressão, mas aceito ideias diferentes. Abaixo está a expressão que estou usando, ela está "correta" mas não está distinguindo clientes com mais de uma compra, o clientes comprou em janeiro e fevereiro e ela está somando ambos. Agradeço desde já pela ajuda. PedidoVendaCódigoCliente são meus clientes e TransaçãoTipo = {'Venda'} seria o filtro de clientes que compraram.

RangeSum(
Above(
Aggr(
COUNT({<
TransaçãoTipo = {'Venda'},
SiteNúmero = {'3500'},
PedidoVendaTipoVendedor = P(FiltroTipoVendedor),
PedidoVendaTipoPedido = {'Encomenda','Troca De Mercadorias'},
ItemPedidoVendaValorVendaUnitário = {">0"},
AnoMês =
>} DISTINCT PedidoVendaCódigoCliente),
AnoMês
), 0, 12
)
)

2 Replies
Chanty4u
MVP
MVP

Try this 

COUNT(DISTINCT {<

TransactionType = {'Sale'},

SiteNumber = {'3500'},

OrderSalespersonType = P(SalespersonTypeFilter),

OrderType = {'Order', 'Goods Exchange'},

OrderItemUnitSaleValue = {">0"},

YearMonth = {">=$(=Date(AddMonths(Max(YearMonth),-11),'YYYYMM')) <=$(=Max(YearMonth))"}

>} OrderCustomerCode)

AdminLoghaus
Contributor II
Contributor II
Author

Não deu certo, ele me trouxe apenas os resultados individuais de Clientes Ativos por mês, não acumulou dos últimos 12 meses de acordo com o mês, apenas lembrando, por exemplo no mês de Jan 2025, teria que me aparecer o acumulado dos 12 meses anteriores, e a mesma coisa nos demais meses(Fev 2025, Mar 2025 ou qualquer outro mês que irei analisar. Essa expressão que estou utilizando, parece estar "correta", só preciso lidar com esses clientes que fizeram compra em mais de um mês, dentro do periodo de 12 meses. Abaixo vou mandar novamente a expressão que estou utilizando, desde já, agradeço por estar me ajudando.
RangeSum(
Above(
Aggr(
COUNT({<
TransaçãoTipo = {'Faturamento'},
SiteNúmero = {'3500'},
PedidoVendaTipoVendedor = P(FiltroTipoVendedor),
PedidoVendaTipoPedido = {'Encomenda','Troca De Mercadorias'},
ItemPedidoVendaValorVendaUnitário = {">0"},
AnoMês = AnoMês
>} DISTINCT PedidoVendaCódigoCliente),
AnoMês