Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Caros amigos da comunidade,
Esta aplicação demonstra como automatizar a extração de dados de series temporais do banco central através do webservice que eles disponibilizam de forma pública.
É possível extrair dados de uma série para um intervalo de datas, através da função getValoresSeriesXML.
O resultado da chamada SOAP é gravada em XML que depois é lido pelo comando LOAD do script. Com isso é possível gravar os dados em um QVD e reutilizar estes dados nas demais aplicações utilizadas na sua organização.
Para consumir o webservices, você precisa instalar a cadeia de certificados do Banco Central. que você encontra aqui www.bcb.gov.br/?CERTDIG
Baixe os certificados :
Certificado dos servidores Web do Banco Central
*.bcb.gov.br (2014)
Cadeia de confiança do certificado do Banco Central
Cadeia de CAs de *.bcb.gov.br (2014)
A aplicação é de livre utilização. Sugestão de melhorias são bem vindas.
Atualizado em 10/11/2014 - Corrigido bug no botão de carga de dados que não executava a macro de leitura do webservice.
Um abraço e bom divertimento,
Obrigado pela contribuição Pablo. Acredito que será muito útil.
Muito bom mesmo.
Legal, vou dar uma analisada na app!
Parabéns pela iniciativa
Amigo Pablo
Estou tentando trazer a serie sem sucesso, a tabela sumiu, na verdade necessito acessar a taxa selic acumulado Mês, pode me ajudar a solucinar este problema.
4390 | Taxa de juros - Selic acumulada no mês |
Agradeço a ajuda.
Luciana,
Na caixa de texto "XML Recebido" tem um icone que faz a copia do texto para a área de transferência. Cole o resultado aqui no post para avaliar.
Esqueci de mencionar que é preciso instalar a cadeia de certificados do banco central no seu computador para consumir o webservice. Informações atualizadas na descrição do documento.
Amigo
Ao colocar a serie a tabela some, não acontece nada, abaixo segue os dados, caso possam me ajudar.
Dados básicos da série 4390 | |||
Nome completo | Taxa de juros - Selic acumulada no mês | Nome abreviado | Selic acumulada no mês |
Full name | Interest rate - Selic accumulated in the month | Short name | Selic accumulated in the month |
Cadeia de temas | - Mercados financeiros e de capitais - Indicadores do mercado financeiro - Taxas de juros | Periodicidade | Mensal |
Unidade padrão | % a.m. | Fonte | BCB-Depec |
Data início | 31/7/1986 | Data fim | Não definida |
Tipo da série | DERIVADA | Casas decimais de divulgação | 2 |
Valor máximo (formato europeu) | - | Valor mínimo (formato europeu) | - |
Gestor proprietário | DEPEC/DIMOB/SUFIN | Série especial? | não |
Fórmula | CONVPER((ACMVALORES(((SERIE(11)/100)+1),"mensal","multiplicacao")-1)*100,"mensal","ultimovalor") | Séries primitivas | 11 - Selic |
Mensagem de aviso |
Amigo Pablo
Como posso fazer isso tem o caminho para me ajudar???, parace dificil.
Amigo pablo conclui a baixa do certificado e a cadeia do certificado, nada mudou, por favor amigo me ajuda sem você não vou conseguir.