Skip to main content
Announcements
See why Qlik is a Leader in the 2024 Gartner® Magic Quadrant™ for Analytics & BI Platforms. Download Now
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Douglas-Matos
Contributor
Contributor

Ajuda com Tabelas no Qlik

Pessoal, bom dia!

 

Preciso de uma ajuda com a seguinte situação. Tenho uma tabela onde possui os atendimento dos pacientes e entre os campos tenho um chamado leito que se relaciona com outra tabela de cadastro de leitos. até ai tranquilo

Quando eu coloco os dados dos leitos nas tebela do Qlik ele mostra os dados corretamente, porem se eu coloca a unidade(local) que este leito esta os valores fica errados.  O Qlik busca tudo que esta na tabela atendimento que possui leitos.

Sei que os paciente que estão nos leitos não possuem Data de alta. queria saber se é possível eu colocar algum filtro dentro da tabela para não buscar os dados dos atendimentos que possui alta.

Pelo que vi o relacionamento é de 1 pra N, ou seja um leito já teve N atendimentos... porem somente o atendimento que não tem alta enta dentro do leito. por isso pensei em usar esta informação para ele trazer somente atendimento sem alta.

dados da tabela de leitos.pngcom a sigla da unidade aumentou a quantidade.png

1 Solution

Accepted Solutions
marco_almeida
Creator II
Creator II

Bem, contar nulos é sempre um problema, mas pode ser resolvido pela expressão NullCount(DATA). Entretanto seria melhor você criar um flag que diz se aquele leito está ocupado no momento ou não, ficaria bem mais fácil resolver esse problema.

Grupo Telegram Qlik Brasil: https://t.me/joinchat/AeRmnUmcxQ02L00g3x-HtQ

View solution in original post

3 Replies
marco_almeida
Creator II
Creator II

Fala @Douglas-Matos blz?

Bem existem alguns meios para resolver essa questão.

  1. Verifique se o relacionamento das suas tabelas está correto. Pelo que observei, entre um print e outro, a única mudança foi a adição do atributo SIGLA, que só tem um valor. Isso fez com que aumentasse o teu contador. Se a modelagem estiver correta...
  2. Problema na contagem: não sei como está sua métrica, mas se for um count é possível fazer um Count(Distinct leitos). Assim quando adicionar um atributo novo o contador ainda mantém o valor correto, conforme a abertura.
  3. Revise o modelo: nos prints mostrados não acho que faça sentido misturar atendimentos já finalizados com uma tabela de leitos x local onde você já possui métricas de livre e ocupado. Quanto ao filtro você pode fazer utilizando o recurso de Set Analysis. Dê uma olhada em como fazer uma métrica dessa.
Grupo Telegram Qlik Brasil: https://t.me/joinchat/AeRmnUmcxQ02L00g3x-HtQ
Douglas-Matos
Contributor
Contributor
Author

Boa Noite Otavio,

Obrigado por responder.

Então, estou colocando um print do meu relacionamento. Eu tenho uma tabela que possui vários atendimentos, porem alguns destes atendimentos passaram ou estão em um leito.

Ex: atendimentos do tipo 'i' que esta com o campo dt_alta null, sei que este paciente esta internado em algum leito.

Pelo que observei, o problema ocorre por que ele quando coloquei a dimensão SIGLAS ele pegou todos os atendimentos que já tiveram algum leito.

Estava pensando em usar Set Analysis para criar alguma regra de buscar somente os atendimentos com a DT_ALTA is null.. mas não tenho ideia...rsrsrsr

Metrica.pngrelacionamento.png

 

marco_almeida
Creator II
Creator II

Bem, contar nulos é sempre um problema, mas pode ser resolvido pela expressão NullCount(DATA). Entretanto seria melhor você criar um flag que diz se aquele leito está ocupado no momento ou não, ficaria bem mais fácil resolver esse problema.

Grupo Telegram Qlik Brasil: https://t.me/joinchat/AeRmnUmcxQ02L00g3x-HtQ