Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Quando escutei a primeira vez sobre "alfabetização de dados", confesso que achei meio estranho.
Como assim "alfabetização de dados" ? A única alfabetização que conhecia era a que trata do aprendizado do alfabeto e seu uso para nos comunicar uns com os outros pela escrita. Segue uma definição sobre alfabetização [1] :
a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações, sendo chamada de alfabetismo a capacidade de ler, compreender, e escrever textos, e operar números. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas ( codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir conhecimento.
A alfabetização de fato é essencial para nosso dia a dia para vivermos na sociedade moderna. Todos sabemos disso.
Mas e quanto a Alfabetização de Dados ? Ela tem o mesmo objetivo da alfabetização tradicional, mas ao invés da compreensão de textos, se trata da compreensão dos dados.
Atualmente vemos um movimento em que cada vez mais empresas estão mudando sua cultura para que ela seja orientada aos dados de forma que a informação é utilizada no dia a dia nas funções do negócio em todos os níveis hieráquicos da organização. Nada de soluções restritas ao Diretores, Gerentes e gestores. Todos devem participar. Empresas orientadas a dados são mais competitivas nos mercados que atuam e obtêm melhor desempenho financeiro.
Com o surgimentos do Big Data, vimos o surgimento da necessidade de cientistas de dados, que possuem conhecimentos avançados de matemática e estatística, dominam algoritmos de Machine Learning, mas a maior parte dos dados disponíveis nas organização não são big data, e não requerem cientistas de dados para interpretá-los para produzir novos insights. A capacidade de intrepretar e compreender dados pode abranger todos os colaboradores que interagem com dados dentro de uma organização.
Mas para isso é preciso que estejam capacitados para [2]:
Desta forma as empresa estarão mais preparadas para utilizar todo o potencial que as soluções visualizações de dados e Self Service BI disponíveis no mercado oferecem, não importa de que fornecedor.
Existem iniciativas que promovem a realfabetização em dados como organizações como a Escola de Dados, Oceans of Data Institute e até mesmos fornecedores de soluções analíticas como a Qlik com seu programa acadêmico.
E sua empresa já pensou na realfabetização de seus colaboradores, mas agora em dados ?
Referencias:
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetização
[2] http://whatis.techtarget.com/definition/data-literacy
Publicado originalmente no Pulse: https://www.linkedin.com/pulse/alfabetização-de-dados-data-literacy-pablo-labbe-ibaceta
Boa Pablo,
belo momento para as empresas engajarem nesta alfabetização de dados, já que o BI e suas vertentes estão começando a despontar no Brasil.
Isso é uma das políticas que as empresas devem adotar, além de simplesmente comprar ferramentas. Não basta só adquirí-las, tem que incentivar o uso constante e realizar reciclagem de conhecimento.
Abraço.
Alfabetização de dados está ligado diretamente a forma com que as empresas lidam com a informação, e a importância da qualidade dessas informações para tomada de decisões. Excelente post!
Muito bom;
Tenho visto um público no mercado com pouca maturidade neste sentido.
E vejo profissionais com várias qualificações acadêmicas na mesma situação, ocupando cargos até mesmo elevados.
Parece que o indicar/amigo/parente vale mais que as competências e a credibilidade, não que estes indivíduos não possa ter, mas no Brasil é muito assim.
Muito Bom Pablo,
Principalmente em projetos de BI em fase de implantação, muitas das vezes a média e alta administração não tem uma maturidade para se "alfabetizar" neste assunto chegando a criar expectativas e conceitos errados dificultando a evolução do projeto.
Saber o que quer fazer com os dados é tão importante quanto com o que vai fazer.
Dois anos depois de escrever sobre data literacy vejo agora a Qlik falando do tema como o novo mantra. Não interpretem como critica negativa, pelo contrário. Alguém tinha que levantar a bandeira para que seus clientes façam melhor uso dos dados com as soluções disponiveis no mercado que estão cada vez mais avançadas e o pessoal não está preparado para toda essa inovação.
Fico feliz em saber que eu já tinha essa percepção a mais tempo !