Skip to main content
Announcements
Qlik Introduces a New Era of Visualization! READ ALL ABOUT IT
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paulokpk
Creator
Creator

Alteração de um campo vazio.

Boa tarde a Todos,

Eu tenho um campo chamado [Nome Atendente Atual]

Este campo possui alguns resultados em branco e eu gostaria de saber se existe a possibilidade de utilizar uma formula onde os campos em branco apareçam na tabela com o nome "EM FILA"  (ou seja, onde não tem nenhum conteúdo irá ser mostrado "EM FILA")

no momento eu apenas apresento o campo na medida da seguinte forma  =[Nome Atendente Atual]


segue a imagem da tabela


tela 1.png

37 Replies
paulokpk
Creator
Creator
Author

Bom dia Thiago,

Entendi sua fórmula acima, neste caso ele escreveria "EM FILA" caso o resultado seja "0", "-" ou "nulo".

Mas mesmo assim não funcionou. eu não sei como o Qlik está tratando a linha que está em branco. Eu tb já havia pensado nesta formula que você me enviou por último.

sem sucesso.

paulinhok14
Creator
Creator

Boa tarde chará, tudo bem?

Pode ser que a informação provinda do seu QVD seja um campo textual com um traço ( - ) ao invés de nulo. (Estou supondo já que nenhuma das soluções deu certo pra vc)

É interessante nesse caso vc testar para ver os dois casos, se não quiser abrir direto o qvd.

Tente assim:

if ( IsNull ( [Nome Atendente Atual] ) or [Nome Atendente Atual] = '-', 'EM FILA', [Nome Atendente Atual] )


E respondendo algumas dúvidas suas que vi durante a postagem, a sugestão de utilização da função ISNULL pelo Pedro Henrique, não significa que o que aparecerá para o usuário será NULL, a saída desse resultado em caso de nulo será 'EM FILA'.

O zero (0) utilizado na função pelo Thiago, é um valor de comparação à função Len() que ele aplica na sugestão, o Len nada mais é do que Length, ou o comprimento da string, que se for 0 após a trimagem, será nulo.

Thiago_Justen_

Paulo,

Crie um objeto de texto e coloque a expressão:

NullCount([Nome Atendente Atual])

Me diga o resultado assim que puder.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
paulokpk
Creator
Creator
Author

bom dia Paulo,

Entendi. porém eu acredito que se no meu QVD fosse um campo textual com um traço"-" a formula abaixo iria funcionar.

If (Len (Trim ([Nome Atendente Atual]))=0 or Trim ([Nome Atendente Atual])='-' or IsNull ([Nome Atendente Atual] ) ,'EM FILA',[Nome Atendente Atual] )


Uma vez que esta formula ele atribuiria o nome "EM FILA" para os resultados sendo "0", "-" ou "null".


E mesmo assim ela não funcionou.



Vale ressaltar que este campo provem de um QVD criado a partir de uma consulta SQL buscando os dados do banco de dados do RM Totvs.

paulokpk
Creator
Creator
Author

o resultado foi "1" (número 1)

Que é exatamente a quantidade de valores em branco que eu tenho na tabela

paulinhok14
Creator
Creator

Você está certo, eu não tinha visto essa tratativa na sugestão do Thiago..

Vc está fazendo as condicionais no script ou no gráfico?

paulokpk
Creator
Creator
Author

Estou fazendo diretamente na coluna do gráfico (tabela)

Eu ainda estou meio enrolado com os scripts. rsrsrs

Thiago_Justen_

Na tabela que você mandou há duas linhas "nulas" para este campo. Logo o resultado da expressão que te passei acima indica que, possivelmente, esse campo de atendente pode possuir mais de um valor possível na sua tabela.

Faça outro teste:

Use a seguinte expressão

If (IsNull([Nome Atendente Atual]),'EM FILA',FirstSortedValue([Nome Atendente Atual],-Aggr (Max (Data_Repasse),Chamado))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
paulokpk
Creator
Creator
Author

usei essa última formula corrigindo-a com os nomes corretos dos meu campos, ficou assim:

=If (IsNull([Nome Atendente atual]),'EM FILA',FirstSortedValue([Nome Atendente atual],-Aggr (Max ([Data do Último Repasse]),[Código Atendimento])))

a formula está ok, porém quando eu aplico ele dá erro na dimensão.

Thiago_Justen_

Mude para:

=If (IsNull([Nome Atendente atual]),'EM FILA',FirstSortedValue([Nome Atendente atual],-Aggr ([Data do Último Repasse],[Código Atendimento])))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago