Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
RafaMartins
Creator II
Creator II

Campo não encontrado durante carregamento de dados

Bom dia, estou tendo um erro ao carregar o script com campos calculados.

Tenho uma tabela carregada por script onde preciso inserir dois campos calculados: 

if("Custo Real"<"Custo Orig.",1,0) as promo, este que funciona corretamente

if(sum(promo)>0,[Dt.Emissão]),([Preço Unit.]),0 as flag e este que utiliza o campo anterior  para calcular

porem neste segundo campo me retorna a mensagem de erro que o campo 'promo' não foi encontrado

alguém poderia me esclarecer por que isso está ocorrendo? 

segue o modelo do script 

LOAD
Dt.Emissão,
Filial,
Cód.For.,
Fornecedor,
Grupo,
Qtde,
"Custo Real",
"Preço Unit.",
"Custo Orig.",
if("Custo Real"<"Custo Orig.",1,0) as promo,
if(sum(promo)>0,[Dt.Emissão]),([Preço Unit.]),0 as flag

FROM [lib://teste/teste promoção.xlsx]
(ooxml, embedded labels, table is Plan1);

12 Replies
RobertoObelar
Contributor
Contributor

Man, simulei aqui e marquei em amarelo o campo promo como dimensão para a exibição dos dois valores, caso seja retirado, o zero é concatenado com o que tem valor.

 

 

veja se é isto que precisava.

 

PS: Não me atentei se era view ou Sense, enfim, fiz em sense.

RafaMartins
Creator II
Creator II
Author

Obrigado pela ajuda Roberto,

Mas não é isso que preciso, como eu disse minha base possui diversas datas que se repetem e o que preciso é que quando a flag de promoção em uma data dessas datas repetidas for zero que o qlick pegue todas as datas iguais e de valor de zero .

dessa forma a soma de valor que apresenta só considerá o que a flag marcar como 1 descartando da soma os valores do mesmo dia que forem iguais a zero 

RafaMartins
Creator II
Creator II
Author

Obrigado pela ajuda amigos,

consegui resolver o problema que mesmo conseguindo criar o campo calculado não estava trazendo o resultado esperado.

Após criar criar o campo calculado para marcar as datas onde tenho promoção com a ajuda do amigo @marco_almeida .

percebi que para fazer o calculo que necessitava precisaria criar outros dois campos 

if([promoção]=0,[Dt.Emissão]) as "sem promo"

if([promoção]>0, [Dt.Emissão]) as "com promo"

desta forma quando tenho promoção o campo me retorna a data e quando não tenho outro campo me retorna a data

assim só precisei criar uma expressão que quando meu campo de data for igual o campo de "sem promo" ele me retorne valor.

sum(if([Dt.Emissão]=[com promo], ([Preço Unit.])))

desta forma obtive o resultado que precisava!

Capturar.PNG