Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Prezados,
Imaginem a situação:
Já tenho um QVD com os seguinte campos:
DATA;CATEGORIA,QTDE_VENDA
Quero fazer um gráfico que contenha DATA e QTDE_VENDA, porém se a CATEGORIA for igual a 2, o QTDE_VENDA deverá ser multiplicado por 5, CATEGORIA for igual a 3, o QTDE_VENDA deve ser multiplicado por 8...
Fiz o seguinte IF no cálculo:
If(Categoria=1,1*Qtde_VENDA,
If(Categoria=2,5*Qtde_VENDA,
If(Categoria=3,8*Qtde_VENDA,0)))
Ponto importante: a CATEGORIA não vai aparecer no gráfico, somente a DATA.
Quando coloco somente a DATA na dimensão, o cálculo volta valor 0, porém quando coloco CATEGORIA funciona bem.
Sabem o que está acontecendo? Sou obrigado a colocar uma dimensão no relatório que está sendo usada no IF do cálculo?
Obrigado
Boa tarde Washington,
Segue a expressão que acredito que atenda a sua necessidade.
SUM( Qtde_VENDA*
IF(Categoria = '1', 1,
IF(Categoria = '2', 5,
IF(Categoria = '3', 8)))
)
Daniel a sua expressão funciona se tiver apenas 1 categoria por dia, quando tem mais categorias por dia o Qlikview não faz o calculo.
veja se isto ajuda
Olá Daniel,
Será que pode me enviar o script aqui e o cálculo criado?
Não consigo mais abrir arquivos na minha versão do QlikView Personal.
Obrigado
if ( Categoria = '1', Valor * 1,
if( Categoria = '2', Valor * 5,
if( Categoria = '3',Valor * 8)))
Olá Daniel,
Ajuda sim.. meu problema é que quando tiro a coluna Categoria do Grid, ele passa a calcular errado. Fiz desta forma aí... Pode verificar por favor qual o comportamento?
Obrigado
Olha eu criei uma nova tabela só com o campo Data e o Calculo e não deu problema.. acho que abrindo a imagem por inteira vai aparecer...
Boa tarde Washington,
Segue a expressão que acredito que atenda a sua necessidade.
SUM( Qtde_VENDA*
IF(Categoria = '1', 1,
IF(Categoria = '2', 5,
IF(Categoria = '3', 8)))
)
Daniel a sua expressão funciona se tiver apenas 1 categoria por dia, quando tem mais categorias por dia o Qlikview não faz o calculo.
Você é O CARA. Valeu...